Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia

Universidade Positivo

Descrição do Programa

Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia

Universidade Positivo

A Universidade Positivo oferece dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia: o Programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica, que iniciou suas atividades em 2008 e recebeu nota 4 da Capes no triênio 2010-2013, em uma avaliação cuja escala vai de 1 a 5; e o Programa de Doutorado em Odontologia, acadêmico, aprovado pela Capes em 2013 e que demonstra a maturidade científica dos docentes envolvidos na Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo.

Duração

  • Mestrado: 24 meses
  • Doutorado: 36 meses

Periodicidade

  • Anual

Mestrado

O Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo, afinado com as influências externas e com a qualidade, é pautado pela associação entre habilidades e competências profissionais e pelo conceito de saúde no contexto social. Dessa forma, o curso visa a desenvolver projetos que propõem a implementação de mudanças estruturais profundas nas ações da área, por meio da compatibilização da pesquisa e da transmissão do saber com as demandas sociais. Essa concepção de ensino, que aponta para a priorização do desenvolvimento da sociedade, apoiado na tecnologia e nas relações entre os homens para o processo educativo, consiste no conceito de qualidade do curso.

Nessa perspectiva, o programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da UP prioriza a integração entre as áreas de conhecimento e contempla a formação de profissionais com sensibilidade social consolidada em uma prática clínica integrada e na pesquisa de impacto para transformações sociais no país. De acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação em Odontologia (DCN), o perfil a ser alcançado na formação do cirurgião-dentista é o de um profissional com competência técnica, profundo conhecimento das demandas sociais no que se refere à saúde e competência humanística e ética a ponto de ser agente integrante e transformador da realidade.

Portanto, o principal objetivo do curso é capacitar profissionais com qualificação para a prática clínica e para a pesquisa, estruturando-se nas novas tendências da profissão. Além disso, o egresso do Mestrado é um profissional generalista com alta competência técnica, científica e crítica, voltado para o processo multidisciplinar. E, aos que desejam a complementação dessa formação para a prática da docência, o curso oferta disciplinas optativas de Metodologia do Ensino Superior e Estágio Docente.

Assim, se o aluno optar por tal complementação, além de profissional com qualificação diferenciada para a prática clínica e a pesquisa, terá a oportunidade de se capacitar na docência adquirindo o perfil do professor requerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Odontologia, que recomenda a formação do clínico generalista resolutivo e com forte tendência à prevenção e diagnóstico precoce das doenças bucais.

Público-alvo

O programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo é voltado para cirurgiões-dentistas, sendo ou não especialistas em qualquer área.

Total de créditos para a titulação

75 créditos (1125h)

Vagas 20

Doutorado

O Doutorado em Odontologia da Universidade Positivo, focado na área de Clínica Odontológica, diferencia-se dos demais cursos ofertados em Curitiba e região por ser pautado pela associação entre competências e habilidades profissionais. Além disso, o curso cumpre com uma tarefa de caráter acadêmico fundamental: propõe-se a compatibilizar a pesquisa e a transmissão do saber com as demandas sociais. Dessa forma, o homem e as relações sociais como pontos centrais do processo educativo traduzem o conceito de qualidade desse curso na formação multidisciplinar do profissional.

O objetivo do Doutorado em Odontologia da UP é formar pesquisadores docentes com visão científica crítica, inovadora e empreendedora, capazes de atender às demandas da sociedade. O perfil do profissional a ser formado é uma combinação de pesquisador de excelência e docente multidisciplinar na área da Saúde, altamente qualificado. Ao término do curso, o doutor estará habilitado a executar e orientar projetos de pesquisa, desenvolver patentes, nuclear e liderar linhas de pesquisa, estabelecer parcerias com empresas e instituições públicas e privadas, asuar em qualquer nível de formação superior em instituições de ensino nacionais e/ou internacionais, elaborar programas de ensino, cursos e projetos de Extensão e desenvolver estratégias para promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Público-alvo

Cirurgiões-dentistas portadores do título de mestre*.

  • Candidatos com título de mestre que não pertençam à área da Odontologia terão o segmento de asuação analisado pelo colegiado do curso durante o processo seletivo, estando sujeitos à desclassificação em casos de inconformidade com a Odontologia.

Total de créditos para a titulação

1620h - 108 créditos

Vagas

10

Áreas, linhas de pesquisa e projetos

As linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no Doutorado em Odontologia da Universidade Positivo estão bem fundamentadas e implantadas já há muitos anos na Graduação em Odontologia e no Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da instituição. Essas linhas são desenvolvidas em dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) e Programas de Iniciação Científica (PICs). Abaixo, as linhas de pesquisa:

Linhas de pesquisa (Mestrado)

Avaliação clínica e laboratorial de materiais odontológicos e biomateriais

Estudo das propriedades físico-químicas e mecânicas dos materiais utilizados na Odontologia integrada e avaliação da aplicação, composição e técnicas no reparo tecidual e ósseo utilizando os biomateriais.

Diagnóstico e terapêutica clínica

Estudo de diferentes recursos de diagnóstico e condutas terapêuticas na pesquisa em Odontologia integrada.

Práticas epidemiológicas e preventivas em saúde bucal

Estudo das distribuições dos principais problemas que afetam o sistema estomatognático, índices e indicadores de saúde e ou doença bucal dando ênfase às práticas preventivas e promocionais utilizadas na prevenção e controle das patologias e manutenção da saúde.

Linhas de pesquisa (Doutorado)

Avaliação clínica e laboratorial de materiais odontológicos e biomateriais

Estudo das propriedades físico-químicas e mecânicas dos materiais utilizados na Odontologia Integrada, bem como avaliação da aplicação, composição e técnicas exploradas no reparo tecidual e ósseo, por meio da utilização de biomateriais.

Diagnóstico e terapêutica clínica

Estudo de diferentes recursos de diagnóstico e condutas terapêuticas na pesquisa em Odontologia Integrada.

Práticas epidemiológicas e preventivas em saúde bucal

Estudo das distribuições dos principais problemas que afetam o sistema estomatognático e de índices e indicadores de saúde e/ou de doença bucal, com ênfase nas práticas utilizadas na prevenção e controle das patologias e na manutenção da saúde bucal.

Docentes

Prof. Dr. Alexandre Moro

Formação:

Mestre em Ortodontia pela UMESP; Doutor em Ortodontia pela USP - Faculdade de Odontologia de Bauru.

Experiência profissional:

Professor da Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia da UFPR e da Universidade Positivo. Presidente do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria. Vice-Presidente da Associação Paranaense de Ortodontia.

Áreas de Interesse/Especialidades:

  • Tratamento da má oclusão de classe II;
  • Estética facial;
  • Recidiva pós-tratamento ortodôntico;
  • Ortodontia lingual;
  • Alinhadores dentários removíveis.

Prof. Dr. Allan Fernando Giovanini

Formação:

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP (1993-1996); Doutor em Odontologia, área de concentração em Patologia Bucal, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1998-2001).

Experiência profissional:

Experiência na área de Odontologia, com ênfase em Patologia, Estomatologia e Histologia, asuando principalmente nos seguintes temas: reparo ósseo e biomateriais, carcinogênese.

Áreas de interesse/Especialidades:

  • Patologia;
  • Estomatologia.

Profa. Dra. Carla Castiglia Gonzaga

Formação:

Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1997-2002); Doutora em Odontologia, área de concentração em Materiais Dentários, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2003-2007).

Experiência profissional:

Experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Dentários e Dentística, asuando principalmente nos seguintes temas: caracterização microestrutural e propriedades mecânicas de cerâmicas odontológicas, propriedades gerais dos materiais, cimentação adesiva de restaurações totalmente cerâmicas e adesão.

Áreas de interesse/Especialidades:

  • Materiais dentários;
  • Dentística.

Profa. Dra. Denise Piotto Leonardi

Formação:

Especialista, Mestre e Doutora em Endodontia (FOAR - UNESP).

Experiência profissional:

Professora titular da disciplina de Endodontia da Universidade Positivo; Coordenadora do curso de Especialização em Endodontia da Universidade Positivo; Professora do curso de Asualização em Endodontia da Universidade Positivo; Professora do curso de Mestrado em Odontologia Clínica da Universidade Positivo.

Áreas de Interesse/Especialidades:

Endodontia.

Prof. Dr. Eduardo Pizzatto

Formação:

Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2003-2005); Mestre em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2001-2002). Especialista em Odontologia do Trabalho e Saúde Coletiva (2004).

Temas e áreas de interesse:

  • Saúde coletiva;
  • Saúde pública;
  • Odontologia do trabalho;
  • Odontologia social e preventiva.

Experiência Profissional:

Asualmente é professor dos cursos de Especialização em Odontologia do Trabalho e Capacitação em Saúde da Família da Associação Brasileira de Odontologia e professor titular do curso de Graduação em Odontologia da Universidade Positivo. Ex-Professor dos cursos de Graduação em Odontologia e Especialização Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Odontologia em Saúde Coletiva, asuando principalmente nos seguintes temas: Promoção de Saúde Bucal, Saúde Coletiva, Odontologia Preventiva e Social, Odontologia do Trabalho, Epidemiologia e Serviços de Saúde Bucal.

Profa. Dra. Estela Maris Losso

Formação:

Graduação pela Universidade Federal do Paraná (1981); Especialização em Odontopediatria pela UNIMAR - Marília-SP (1983); Mestrado em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo-SP (1987); Doutorado em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo-SP (1994).

Experiência profissional:

Professora titular da Disciplina de Odontopediatria da Universidade Positivo/PR; Coordenadora do curso de Especialização em Odontopediatria da Universidade Positivo/PR; Coordenadora do curso de Extensão em Odontologia para o bebê; Professora do Mestrado em Odontologia Clí­nica da Universidade Positivo/PR.

Áreas de Interesse/Especialidades:

Odontopediatria.

Prof. Dr. Flares Baratto Filho

Formação:

Graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996); Especialização em Endodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997); Mestrado em Endodontia pela Universidade de Ribeirão Preto/SP (2002); Doutorado em Endodontia pela Universidade Estadual de Pernambuco/PE (2005).

Experiência profissional:

  • Professor titular da disciplina de Endodontia da Universidade Positivo/PR; Coordenador dos cursos de asualização e Especialização em Endodontia da Universidade Positivo/PR;
  • Coordenador do curso de Mestrado em Odontologia Clínica da Universidade Positivo/PR;
  • Professor titular da disciplina de Endodontia da Universidade da Região de Joinville/SC;
  • Editor-chefe da RSBO – Revista Sul-Brasileira de Odontologia; Autor e coautor de mais de 80 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Áreas de Interesse/Especialidades:

Endodontia.

Profa. Dra. Gisele Maria Correr

Formação:

Doutora em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2003-2007); Mestre em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2001-2003).

Temas e áreas de interesse:

  • Materiais Odontológicos;
  • Dentística;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia.

Experiência Profissional

Experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos, Dentística e Odontopediatria, asuando principalmente nos seguintes temas: resistência da união (adesão), desgaste dentário, biodegradacão, propriedades dos materiais, foto-ativação, erosão dental etc. Participou como professora-colaboradora do Departamento de Odontologia Infantil da Área de Odontopediatria da FOP/UNICAMP.

Prof. Dr. João César Zielak

Formação:

  • Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1999); Mestrado em Biologia Celular/UFPR (2001); Doutorado em Processos Biotecnológicos - Saúde/UFPR (2005).

Experiência profissional:

  • Asuação clínica como cirurgião-dentista; Professor titular da disciplina de Histologia e Embriologia Geral e Odontológica, entre outras disciplinas da Graduação em Odontologia, da Universidade Positivo/PR; Professor de Biomateriais e Implantodontia da Especialização em
  • Implantodontia e dos Mestrados Profissionais em Odontologia e Biotecnologia Industrial
  • da Universidade Positivo/PR.

Áreas de Interesse/Especialidades:

Biomateriais, Enxertos, Implantodontia.

Profa. Melissa Rodrigues de Araújo

Formação:

Graduação em Odontologia pela PUC-PR, Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela APCD-Bauru, Mestre em Estomatologia pela PUC-PR e Doutora em Estomatologia pela USP, com doutorado Sanduíche na Universidade de Turin, Itália.

Experiência Profissional:

  • Professora de cursos de especialização em Estomatologia, Implantodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial.

Área de interesse/ especialidades:

  • HPV, lesões bucais, Anemia de Fanconi e processo de reparo cicatricial.

Prof. Dr. Ricardo César Moresca

Formação:

  • Doutor em Ortodontia pela Universidade de São Paulo – USP (2003-2006); Mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (1999-2001).

Temas áreas de interesse:

  • Anatomia do Sistema Estomatognático;
  • Biomecânica Ortodôntica;

Experiência Profissional

Asualmente é professor-adjunto da Universidade Federal do Paraná - UFPR de Anatomia (Graduação) e Ortodontia (Pós-Graduação), e professor titular da Universidade Positivo de Ortodontia (Graduação Pós-Graduação). É ortodontista atendendo em Consultório Particular de Ortodontia. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Anatomia da ATM, Biomecânica Ortodôntica e Ancoragem em Ortodontia.

Profa. Dra. Tatiana Miranda Deliberador

Formação:

Mestre e Doutora em Odontologia, na Área de Periodontia, pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba/ UNESP (Foa/UNESP).

Experiência profissional:

Professora titular da Universidade Positivo, na disciplina de Estágio Supervisionado em Clínica Integrada, no Programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica, nos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Periodontia, e coordenadora do curso de Especialização em Implantodontia.

Áreas de Interesse/Especialidades:

  • Tem experiência na área da Odontologia, com ênfase nas especialidade de Periodontia e Implantodontia.

Regulamentos e normas oficiais

MESTRADO​

Portarias​

  • Portaria nº 120 de 01/08/2013 - Comissão de Processo Seletivo CPS - Mestrado em Odontologia

Editais

  • Edital n° 263 de 01/08/2014 - Comissão de Processo Seletivo - CPS - Mestrado em Odolontologia 201​5
  • Edital nº 203 de 22/08/2013 - Processo seletivo para o Mestrado em Odontologia

Resoluções​

  • Resolução nº 64 de 01/02/2013 - Normas para Atividades Acadêmicas do Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo

DOUTORADO

Portarias​

  • Portaria nº 141 de 22/01/2014 - Designação de Professores para Compor a Comissão de Processo Seletivo (CPS) para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Nível Doutorado, da UP

Editais

  • Edital nº 264 de 01/08/2014- Comissão de Processo Seletivo - CPS - Doutorado em Odontologia 2014
  • Edital nº 228 de 22/01/2014 - Normas do Processo Seletivo para Ingresso no Primeiro Semestre de 2014, no Programa de Doutorado em Odontologia da UP

Resoluções

  • Resolução n° 90 de 03/02/2014 - Normas para Atividades Acadêmicas do Doutorado em Odontologia da Universidade Positivo

MESTRADO E DOUTORADO

Editais

  • Edital nº 269 de 15/08/2014 - Valores das Anuidades e Mensalidades dos Cursos de Mestrado e Doutorado em 2015
  • Edital n° 197 de 12/08/2012 - Valores das Anuidades e Mensalidades dos Cursos de Mestrado e Doutorado em 2014
  • Edital nº 146 de 11/09/2012 - Valores das Anuidades e Mensalidades dos Cursos de Mestrado e Doutorado em 2013

Resoluções

  • Resolução nº 125 de 30/01/2015 - Normas para a Concessão de Bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UP
Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)


Última atualização December 7, 2015
Duração e Preço
This course is No câmpus
Start Date
Data inicial
Mar., 2017
Duration
Duração
36 
Data inicial Mar., 2017
Local
Brasil Curitiba, Paraná
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Duração 36 
Preço Solicitar Informações