Encontre universidades, faculdades e escolas de medicina em todo o mundo aqui!

Estudos na área da Saúde ao redor do Mundo

Universidades, faculdades médicas, escolas de saúde pública, escolas de enfermagem, escolas veterinárias e outras instituições educacionais em todo o mundo oferecem cursos na área da saúde em graduação e pós-graduação. No contexto global, o campo da educação médica está em constante evolução, apoiado por instituições importantes como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Os vários cursos oferecidos por instituições de educação médica geralmente entram em duas categorias: acadêmicas ou profissionais. Os cursos acadêmicos na área da saúde são destinados a estudantes com interesse na base científica dos serviços da área que desejam ter uma carreira no ensino, pesquisa, análise de políticas, biotecnologia ou desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Os cursos profissionais são, por outro lado, muito mais orientados para a prática em vários serviços de saúde como hospitais, clínicas privadas, consultórios médicos, lares de idosos, centros comunitários de saúde, centros de atendimento ambulatorial e assim por diante. Seja qual for o caso, a área da saúde está entre os programas mais populares no mundo todo, oferecendo oportunidades para fazer uma diferença real na vida das pessoas. A lista de especializações dentro da área é praticamente infinita, com alguns dos mais comuns sendo medicina, enfermagem, odontologia, farmácia, nutrição, gestão de saúde, saúde pública e medicina veterinária.

Um número crescente de estudantes que desejam fazer um curso na área da saúde escolher estudar fora do país. O número de estudantes internacionais continua a crescer em todos os níveis do ensino superior. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto de Estatística (UIS), hoje mais de 4 milhões de alunos estudam fora do seu país de origem, o que é mais que o dobro dos 2 milhões de estudantes internacionais em 2000. Alguns dos destinos mais populares têm sido os Estados Unidos, o Reino Unido, França, Austrália e Alemanha. Atualmente esses países continuam sendo fortes candidatos para os estudantes que procuram uma educação de alta qualidade no exterior. Ao mesmo tempo, novos destinos ao redor do mundo, especialmente na Ásia Oriental, Pacífico e Europa Central e Oriental, estão crescendo em popularidade. Quanto ao país de origem dos estudantes internacionais, o maior fluxo vem de China, Índia, Coreia do Sul, Alemanha, Arábia Saudita e França. Além de estudantes internacionais presentes no exterior, um número crescente de alunos está inscrito em programas de aprendizagem online ou à distância em universidades estrangeiras.

Há inúmeras razões pelas quais os estudantes optam por fazer algum curso no exterior, incluindo:

  • A possibilidade de se inscrever nos melhores programas na área de saúde ou em um programa com uma especialização que só é oferecida em um determinado país ou região.
  • A oportunidade de experimentar um sistema de educação diferente e de descobrir um novo lado da especialização escolhida. Os profissionais da área com consciência cultural, compreensão internacional e um conjunto de habilidades variadas são altamente valorizados, já que eles trabalham em um mundo que está se tornando cada vez menor e interconectado.
  • A oportunidade de mergulhar completamente em um novo idioma, caso o país de destino fale uma língua diferente da língua materna do estudante.
  • Aumento de oportunidades de emprego. A experiência internacional entre os candidatos a um emprego é altamente valorizada e, em muitos casos, os alunos podem candidatar-se a cargos tanto no seu país de estudo como no seu país de origem.

Alguns dos fatores mais importantes a serem considerados sobre estudar no seu país ou no exterior são o custo do programa, o custo de vida, a qualidade da educação, as competências linguísticas necessárias e se o programa de estudos é oferecido em tempo integral, parcial ou através de ensino à distância. Lembre-se que estudar no exterior não é sinônimo de te deixar sem dinheiro. Há inúmeras bolsas de estudo para estudantes internacionais oferecidas por órgãos governamentais e organizações privadas.

Comece sua pesquisa pelo programa de estudo perfeito, dando uma olhada nas várias opções de cursos em universidades e faculdades de todo o mundo. Se você já sabe onde deseja estudar, clique diretamente no país e escolha entre as instituições de ensino. Caso contrário, tire algum tempo para explorar as possibilidades de estudo na área da saúde em todo o mundo!