Universidades, Escolas e Faculdades no Rio de Janeiro, Brasil

Melhores Escolas e Universidades no Rio de Janeiro, Brasil 2017

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4 Resultados em Estado do Rio

Universidade Iguaçu (UNIG)

Bacharel Brasil Estado do Rio March 2017

A instituição A UNIVERSIDADE IGUAÇU - UNIG foi criada a partir do amadurecimento das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu, pela Portaria MEC nº 1318, de 16 de setembro de 1993, publicada no D.O.U. de 20/09/93, seção I, pág. 14017. Tem como mantenedora a Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu - SESNI, entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, com sede e foro na cidade de Nova Iguaçu - Estado do Rio de Janeiro. A UNIG integra, presentemente, cinco campi,… [+] a saber: Campus I Nova Iguaçu Campus II Ambulatório de Ensino Campus III Centro de Formação Profissional Dr. Paulo Fróes Machado Campus V Itaperuna Tem como sede o Campus I, através do qual interage, nos âmbitos social, econômico, cultural e político com a Baixada Fluminense e com o norte do Estado do Rio de Janeiro, gerando tecnologia e conhecimentos fundamentais para o progresso dessas regiões, para o Estado e para o País. Iniciando suas atividades, em 1970, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nova Iguaçu, ofereceu a primeira unidade de ensino de terceiro grau à Baixada Fluminense. Tal pioneirismo se deu com a implantação dos cursos de Letras (Habilitações: Português-Literatura e Português-Inglês), Matemática, Física, Ciências Biológicas, reconhecido em 1974. Em 1976, o curso de Pedagogia também foi reconhecido contribuindo significativamente para a educação básica da região. Quatro anos depois, em 1974, com a quase totalidade dos cursos iniciais já reconhecidos, ocorreu a implantação da Faculdade de Direito, legítima aspiração da comunidade iguaçuana. Consciente de sua responsabilidade e atenta à melhoria da qualidade do ensino ministrado, após a consolidação das unidades em funcionamento, a SESNI voltou a pleitear novos cursos: Medicina em 1976, além de Odontologia e o Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, em 1988 e 1989, respectivamente. Todos os cursos oferecidos pela UNIG surgiram da identificação das características da região, sendo observadas as demandas de mercado relativas aos perfis profissionais identificados. A criação da Faculdade de Ciências Médicas de Nova Iguaçu foi um passo decisivo para o enfrentamento dos graves problemas de saúde da população local, tendo em vista a carência de assistência médica e as precárias condições de saneamento identificadas nesta região. O Ambulatório de Ensino da UNIG compõe, de forma significativa, a história da saúde na região. Ao longo de toda a sua existência, além de promover mudanças significativas na região circunvizinha, a UNIG vem transformando a si própria, num processo contínuo de aprimoramento administrativo, pedagógico e tecnológico. Primar pela qualidade do ensino e demais serviços oferecidos, perseguindo excelência, é um princípio que vem, ao longo das décadas de sua existência, sendo inspirador de suas decisões. Provocar desenvolvimento no Estado, observando demandas em sua área de competência, inovando em função dos progressos deste decorrentes, é o foco das ações voltadas para esta diretriz. A decisão de expandir suas atividades aos municípios de São João de Meriti e Itaperuna, consolidada em 1996, fruto de demanda das Prefeituras, com oferta de seis e sete cursos de graduação, respectivamente, trouxe para o âmbito estadual a força geradora de progressos na comunidade, antes restrita ao município de Nova Iguaçu. Em 1997, foram incluídos novos cursos de graduação aos já oferecidos: Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Fisioterapia. O processo de implantação de novos cursos, bem como o de expansão dos já existentes a outros municípios, vem sendo acompanhado continuamente por ações com o objetivo de assegurar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos. Como Universidade, a UNIG tem por missão gerar progresso científico e tecnológico no país e servir diretamente à comunidade, valendo-se dos recursos e meios de que dispõe. Tal missão pressupõe um modelo administrativo ágil e flexível, capaz de captar e traduzir as expectativas da sociedade, particularmente a dinâmica do mercado, no que envolve a capacitação profissional. Para tanto, a UNIG possui uma moderna estrutura administrativa, onde a Reitoria é assistida por três Pró-Reitorias, a saber: Pró-Reitoria Acadêmica - PROAC Pró-Reitoria Administrativa - PROAD No estabelecimento de suas diretrizes e prioridades, a UNIG busca a vitalização e o aprimoramento do ensino de graduação, promovendo a pesquisa como agente criador e renovador de conhecimentos e incentivando a pós-graduação, lato e stricto sensu, de forma integrada aos programas de cursos de extensão. Administrar a contínua expansão desta Universidade representa grande desafio. Expandir, crescendo em qualidade, adaptar-se às características da sociedade na qual a UNIG está inserida, e, ainda, primar pela geração de novas tecnologias, disseminando e renovando o conhecimento científico, implica em desafio expressivamente maior. Superar tal desafio vem sendo a tônica da administração da UNIG, em consonância com a entidade mantenedora, Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu - SESNI. [-]


Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)

Bacharel Brasil Estado do Rio March 2017

Celso Lisboa nasceu na cidade do Rio de Janeiro no início do século 20. Filho de professores, iniciou sua vida dedicando-se à política como vereador e deputado estadual nos anos de 1950. Nessa época, desenvolveu projetos de relevância econômico-social e, por iniciativa própria, fundou e manteve o Centro de Recuperação Bela Vista e a Obra de Assistência Social para menores. Diminuir a desigualdade social por meio de um ensino de qualidade era um sonho, seu ideal. No ano de 196… [+] 4, abandonou as atividades políticas para fundar o Colégio Atheneu Brasileiro, voltado para o ensino fundamental e médio. Dando continuidade ao seu sonho, criou em 1971, a Sociedade Universitária Celso Lisboa. Consolidando sua trajetória de sucesso, em 1998, a Instituição conquista a posição de Centro Universitário, oferecendo, além dos cursos nas áreas de gestão, graduações na área de saúde e meio ambiente. A Celso Lisboa é o melhor Centro Universitário de Saúde e Bem Estar do Rio de Janeiro. Com 45 anos de existência, a Instituição já formou mais de 20.000 alunos em seus cursos de Graduação. São 14 mil m² de infra-estrutura em um único campus, no coração da Zona Norte, em frente à Estação Sampaio da Supervia: 80 salas de aula divididas em 5 blocos 18 laboratórios para aulas práticas 4 laboratórios de informática 3 auditórios Ginásio poliesportivo Academia Biblioteca [-]


Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Bacharel Brasil Estado do Rio March 2017

Quem Somos ​A história da Unigranrio começou em 1970, ano em que o professor José de Souza Herdy criou a Associação Fluminense de Educação (AFE), entidade mantenedora das então Faculdades Unidas Grande Rio. Em 1972, foram implantados os primeiros cursos superiores – Ciências Contábeis e Administração. Os cursos de Pedagogia e Letras começaram a funcionar no ano seguinte, sendo criado, em 1974, o Centro Educacional de Duque de Caxias (CEDUC) para atuar como Colégio de … [+] Aplicação. A década de 1980 registrou a criação dos primeiros cursos da área de Saúde — Odontologia, Enfermagem e Farmácia —, seguidos dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Química. O ato de reconhecimento da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO se deu pela Portaria Ministerial nº 940, publicada no D.O.U. de 17 de junho de 1994, tendo sido então criados os cursos de Direito, Informática e Secretariado Executivo. Em 1995, vieram integrar este elenco o curso de Medicina Veterinária e a habilitação Português-Espanhol do curso de Letras. Os anos 1990 registraram a criação dos cursos de Medicina e Fisioterapia, que vieram enriquecer a área da saúde. No primeiro semestre de 2000, a Unigranrio lançou o curso de Educação Física. Já em 2003 criou o curso de Bacharelado em Serviço Social e inúmeros cursos superiores de tecnologia, e no primeiro semestre de 2004, iniciaram-se os cursos de Bacharelado em Nutrição, Licenciatura em Educação Artística (Artes Visuais) e Licenciatura em História. Hoje a Unigranrio possui mais de 40 cursos de Graduação e Graduação Tecnológica, em 12 unidades no estado do Rio de Janeiro.​ Missão ​Promover a qualidade de vida, tendo como instrumento básico o processo educacional. Visão ​Ser uma instituição que entrega à sociedade, empenhando-se na oferta de uma educação que participa ativa e permanentemente das comunidades em que se insere, e atue como agente de transformação social por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. Valores ​São valores vivenciados pela Unigranrio: Fé - Liberdade - Paz - Solidariedade - Honestidade - Justiça - Dignidade - Tolerância​ [-]


Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

M.D. Brasil Estado do Rio February 2016

História A Fundação Técnico-Educacional Souza Marques foi fundada em 1966, como resultado do sonho e do trabalho do Professor José de Souza Marques. Desde então, através de um crescimento planejado, a FTESM multiplicou suas atividades na área de ensino superior, em permanente processo de modernização de seus currículos e sistemas pedagógicos. Nesse período a FTESM tem formado com qualidade e dedicação diversas gerações de brasileiros e colocado no mercado de traba… [+] lho profissionais graduados e pós-graduados da mais alta competência nas áreas de Medicina, Engenharia, Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis, Biologia, Física, Química, Letras, Pedagogia e Formação de Professores. Por mérito desse trabalho de permanente aperfeiçoamento, a FTESM proporciona aos seus alunos, além de uma formação acadêmica para o êxito nas suas atividades profissionais uma preparação social rumo ao desenvolvimento pleno de suas responsabilidades como cidadãos. Filosofia O desafio maior que elege a missão das FACULDADES SOUZA MARQUES é o constante aprimoramento do processo ensino-aprendizagem como meio para formação humana e intelectual, permitindo que nossos alunos sejam capazes de enfrentar o trabalho intelectual através do crescimento da dimensão do pensamento, da crítica, da justiça, da solidariedade e da ética. Sonhar com o amanhã abre caminhos, amplia limites e supera o existente, permitindo a produção do novo, o que deverá ser criado através da gestão do conhecimento desenvolvida nas instituições de Ensino Superior. Missão “Propiciar, através da educação, ato humano por excelência, que nossos alunos cresçam em conhecimentos, atitudes, hábitos, crenças e habilidades.” [-]