Combater os inimigos invisíveis, agentes causadores de enfermidades, será seu trabalho diário. O biomédico estuda os micro-organismos causadores das doenças, identificando medicamentos para combatê-los.

A ampliação da participação da área de conhecimento biomédico na vida acadêmica da região nas atividades de pesquisa e de extensão, no SUS e da própria necessidade social, justifica a formação de profissionais Biomédicos no Estado de Pernambuco.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é amplo e está em constante crescimento. O biomédico pode atuar em hospitais, laboratórios públicos e privados, centros de pesquisa, instituições de ensino superior. As áreas mais procuradas da biomedicina são as análises clínicas, citologia oncótica, biologia molecular e imagenologia (Medicina Nuclear e Ressonância Magnética).

Este profissional pode exercer a atividade de pesquisador, desenvolvendo processos biotecnológicos e no desenvolvimento de novos produtos, utilizando os mais recentes recursos e técnicas da engenharia genética e iologia molecular. Também atua no tratamento biológico de resíduos industrais, na automação e controle de bioprocessos.

Além disso pode exercer o controle de qualidade de alimentos, animais e microorganismos transgênicos na indústria de alimentos e bebidas, especialmente onde os produtos são obtidos por via fermentativa. Poderá também atuar no aumento e aperfeiçoamento da produção animal e vegetal, no saneamento e controle das zoonoses, utilização de organismos para mitigar agentes e substâncias poluidoras, realização de laudo técnico e ambiental e projetos ambientais e de consultoria.

Área de atuação

O Biomédico pode atuar profissionalmente em laboratórios de análises clínicas, clínicas de reprodução humana, clínicas de medicina nuclear, hemocentros, universidades, centros de pesquisas, análises ambientais, análises de alimentos e na área criminalística.

OBJETIVOS

Geral:

Formar biomédicos cidadãos com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional da medicina no contexto da prestação do serviço a saúde, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização da assistência prestada à população.

Específicos:

• Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares, elaboração de trabalho de conclusão de curso e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal; • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal; • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão; • Exercitar a investigação científica como atividade fundamental na integralidade da assistência em saúde; • Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelos sistemas de saúde estadual e municipal; • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos; • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

Programa ministrado em:
  • Portuguese (Brazil)

Ver mais 8 programa(s) oferecido(s) por Grupo Tiradentes »

Este curso é No câmpus
Data de início
Mar. 2020
Duration
8 semestres
Período integral
Preço
- R$ 597,35* *Os 35% de desconto nas parcelas do 1° semestre são composto por 20% promocionais + 15% de antecipação por efetuar o pagamento no dia 15 do mês do vencimento.
Por local
Por data
Data de início
Mar. 2020
Data de término
Prazo para inscrição

Mar. 2020

Location
Prazo para inscrição
Data de término