Bachelor in FISIOTERAPIA

Geral

Descrição do programa

Cursar fisioterapia é manter a saúde em movimento, promovendo exercícios diários para que o corpo funcione bem e a mente não canse. O conhecimento global do ser humano, suas estruturas e funções é o ponto de partida para transformar vidas, através da reabilitação.

O Curso de Fisioterapia da Facipe está centrado no modelo de Atenção à Saúde vigente, onde as demandas sociais identificam a necessidade de maior oferta de profissionais fisioterapeutas, dessa forma, contribuindo para a promoção, proteção, manutenção e recuperação da saúde da população.

Mercado de Trabalho

A preocupação com a saúde e o bem estar são constantes, por isso existe uma demanda crescente por profissionais da Fisioterapia. A busca incessante pela qualidade de vida, através da prevenção ou tratamento de doenças e lesões, tem requisitado profissionais aptos a atuar em diversas áreas.

Estudos da Organização Mundial de Saúde – OMS apontam que um país de 160 milhões de habitantes deveria contar com 160 mil fisioterapeutas. Contudo, o Brasil só dispõe de 40 mil profissionais em todo o país, o que ratifica as possibilidades de inserção rápida e garantida.

Métodos como R.P.G., Pilates, Terapia Manual, Crochetagem viabilizam várias possibilidades de tratamento, além da fisioterapia tradicional. A busca por um corpo perfeito e o surgimento diário de novas técnicas tem possibilitado novas frentes de atuação na fisioterapia dermato funcional. Tanto o setor público quanto privado ofertam espaços de trabalho para os fisioterapeutas, com salários iniciais superiores aos R$ 1.500,00 por 30 horas de trabalho. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 10.000,00. Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

O fisioterapeuta atua na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física funcional do paciente. Um profissional que compõe equipes multidisciplinares e trabalha em hospitais, centros de reabilitação, clubes desportivos, indústrias, escolas e centros de pesquisa.

A formação profissional na Facipe viabiliza a atuação em diversas áreas, desde a ortopedia e traumatologia, buscando acelerar a recuperação dos movimentos e a redução das dores, até a estética, proporcionando bem-estar e qualidade de vida, através de tratamentos faciais e corporais. Tratar pacientes críticos internatos em UTIs; prevenir e reabilitar lesões em atletas ou relacionadas ao trabalho; cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatório são outras possibilidades.

O exercício da profissão é fiscalizado pelo Conselho Federal de Fisioterapia – Coffito –, bem como pelos conselhos regionais. Você poderá também seguir a carreira acadêmica, já pensou em ser pesquisador ou professor? A área é vasta e a escolha é sua!

Objetivo Geral

Formar profissionais generalistas, humanistas, críticos reflexivos, com autonomia e discernimento para atuar com qualidade, eficiência, capacitando a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde no ambiente em que vive, assegurando a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades carentes com princípios e valores éticos.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver competências e habilidades para avaliações e reavaliações fisioterapêuticas, interpretar exames propedêuticos e complementares, elaborar diagnóstico cinético funcional, traçar objetivos, escolher e decidir condutas adequadas com conhecimentos técnico-científicos;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica que contribua para o avanço e aprimoramento da compreensão evolutiva do paciente como um todo;
  • Realizar ações que desenvolvam o trabalho em equipe multidisciplinar, no entendimento e convívio com outras áreas de saúde, bem como desenvolver no aluno o comprometimento ético, a responsabilidade, o gerenciamento, o discurso e a comunicação de forma correta, efetiva e responsável;
  • Desenvolver a criatividade para utilização de técnicas e manobras, principalmente em locais ou entidades que não possuam recursos próprios;
  • Pesquisar, desenvolver e utilizar novas tecnologias para aplicar nas diversas áreas da Fisioterapia;
  • Utilizar valores e atitudes baseados em princípios éticos pertinentes ao exercício profissional;
  • Estimular o desenvolvimento de competências e habilidades quanto ao planejamento e gerenciamento de setores específicos da Fisioterapia, sejam eles privados, públicos ou particulares.
Última atualização Nov. 2016

Sobre a escola

Desenvolver a sociedade por meio de serviços de qualidade relacionados à educação e cultura.

Desenvolver a sociedade por meio de serviços de qualidade relacionados à educação e cultura. Ler Menos