Mestrado Internacional em Ciências em Engenharia Biomédica

Geral

Descrição do programa

Conteúdo do curso

O curso de Mestrado Internacional prepara estudantes da Europa e além para uma profissão em Engenharia Biomédica. O engenheiro biomédico gera conhecimento desde o nível molecular até o nível de órgão e sistema. Você irá desenvolver novos materiais, dispositivos, ferramentas, sistemas e métodos para o diagnóstico precoce, prevenção e tratamento de doenças, a fim de melhorar e garantir os cuidados de saúde e qualidade de vida da sociedade.

A Engenharia Biomédica (BME) é uma área multidisciplinar ampla, envolvendo muitas sub-especializações, variando de medicina regenerativa ao desenho de implantes e de imagens PET-scan a biossensores. É, para uma única universidade, difícil ter um conhecimento profundo de todas as subespecializações em Engenharia Biomédica para ensinar seus alunos em um nível adequado. Além disso, o escopo europeu e internacional exigido é difícil de obter quando os alunos se atêm a uma única universidade. Portanto, um consórcio de seis universidades uniu seus conhecimentos e conhecimentos específicos em um mestrado europeu de dois anos em engenharia biomédica. O aluno segue o primeiro e segundo mestre em duas universidades diferentes, mas qualquer combinação é possível. Desta forma, o aluno tem liberdade máxima para criar um programa de mestrado adequado aos seus interesses e para escolher a especialização preferida.

Estrutura do curso

Durante os dois primeiros semestres (60 créditos), cada universidade ensina os alunos sobre tópicos básicos de engenharia biomédica. Estes cursos definem o nível básico de competência dos estudantes. Com esses cursos básicos, o aluno pode seguir todas as especializações oferecidas no terceiro e quarto semestre. Os estágios devem ser seguidos em um hospital e / ou indústria.

No terceiro semestre (30 créditos), os alunos se mudam para outra das universidades participantes para acompanhar palestras sobre uma especialização específica. As palestras são baseadas nas principais linhas de pesquisa dessas universidades, de forma que os alunos obtenham conhecimentos de ponta, preparando-os de maneira ideal para desenvolvimentos futuros na BME:

  • Groningen: Biomateriais
  • Aachen: Engenharia de Tecidos, Órgãos Artificiais
  • Dublin: Biomecânica dos tecidos
  • Gante
  • Praga: Instrumentação Médica, Métodos Físicos Modernos na BME, Instrumentação de Imagem Médica

O quarto semestre abrange a dissertação de mestrado a ser realizada no contexto da especialização escolhida em uma das seis universidades participantes.

Dissertação de mestrado

Uma dissertação de mestrado individual será realizada pelo aluno. Este projeto pode ser uma pesquisa e / ou uma atribuição de design. O projeto será finalizado com um relatório escrito e uma apresentação oral. Durante esta dissertação de mestrado, o aluno aplicará todos os conhecimentos e habilidades adquiridos:

–– resolver um problema projetando um dispositivo (no caso de uma atribuição de projeto);

–– formular respostas a uma questão científica realizando pesquisas científicas (no caso de um trabalho de pesquisa).

A avaliação será baseada no relatório e em uma apresentação.

Perspectivas de carreira

Os alunos são treinados para realizar um projeto de pesquisa e refletir criticamente sobre seu trabalho e estão bem preparados para atuar como um estudante de doutorado em uma universidade, realizar pesquisas em uma grande indústria R

Graças ao seu amplo escopo e visão internacional, esses alunos também estão bem preparados para a tarefa de gerente de produto na indústria, liderando um R

A visão ampla sobre os vários campos da BME, a capacidade de fazer julgamentos, integrando insights médicos, culturais, sociais e éticos, os torna muito adequados para funções em governo / saúde pública, consultoria em um amplo espectro de funções (desde a concepção do produto até regulamentos de segurança), organismos notificados (triagem de novos produtos para uma marca CE), seguro de saúde, melhoria dos cuidados de saúde e controle de custos.

Admissão (para estudantes internacionais)

Para garantir a qualidade do programa, a inscrição é limitada a 20 alunos por universidade de consórcio. O consórcio reserva pelo menos 15 vagas para estudantes de países terceiros. A admissão é concedida aos candidatos que preencham os seguintes critérios de seleção: Graduação em Engenharia ou equivalente. Os candidatos no último ano do seu estudo de bacharelado também podem ser aplicados. Um certificado deve ser entregue ao instituto de coordenação em Groningen. As certidões, provenientes de universidades que não sejam do consórcio, serão julgadas pelo secretariado do consórcio que usa listas de universidades com um nível de qualidade suficiente.

Última atualização Mar. 2020

Bolsa de estudos Keystone

Confira as opções que nossa bolsa de estudos pode oferecer a você

Sobre a escola

The Faculty of Engineering and Architecture is one of the largest faculties of Ghent University. It combines state-of-the-art research with a top-notch education in all significant engineering and arc ... Ler Mais

The Faculty of Engineering and Architecture is one of the largest faculties of Ghent University. It combines state-of-the-art research with a top-notch education in all significant engineering and architecture fields. The faculty strongly focusses on international relations. It offers a wide array of master's programs taught in English and is active in all major exchange programs. Through research collaboration and educational links with top European institutions, the faculty strives to further enhance its international perspective. Ler Menos