Mestrado em Bioética (Lovaina)

Geral

Leia mais sobre este programa no website da escola

Descrição do programa

O Mestrado em Bioética da KU Leuven é um programa de mestrado avançado de um ano que é coordenado pelo Centro de Ética e Direito Biomédico (CBMER) na KU Leuven .

O ambiente de aprendizagem é caracterizado por uma pequena população de estudantes, que é composta por um grupo internacional e interdisciplinar de indivíduos que já concluíram um programa de mestrado. Isso promove uma troca contínua de experiências e perspectivas culturais. Para preparar os alunos para uma atitude crítica e científica em relação às questões éticas, a educação é, tanto quanto possível , orientada para a investigação .

Estrutura

Este programa de mestrado consiste em uma série de cursos básicos de bioética, um componente de pesquisa e uma série de eletivas (60 ECTS), incluindo:

  • Truncus communis dos Cursos Básicos de Bioética (26 ECTS):

- Ética e Direito em Pesquisa Biomédica (3 ECTS)

- Ética em Saúde Pública e Política de Saúde (4 ECTS)

- Questões Éticas em Cuidados de Fim de Vida (4 ECTS)

- Fundamentos da Bioética (4 ECTS)

- Genética Humana, Ética e Política (4 ECTS)

- Direito e Saúde (3 ECTS)

- Treinamento em Bioética Clínica (4 ECTS)

  • Uma componente de Investigação (22 ECTS): um Seminário Interdisciplinar de Investigação em Bioética (4 ECTS) e um Projecto de Investigação de Dissertação de Mestrado (18 ECTS)
  • Cursos de especialização eletivos (12 ECTS): Os alunos podem escolher entre uma série de cursos na KU Leuven , nas áreas de Medicina, Teologia, Filosofia, Ciências Sociais, Antropologia e Psicologia. Essas disciplinas optativas permitem ao aluno desenvolver uma trajetória pessoal.

Forças

Os alunos que se inscreverem neste programa de mestrado terão a oportunidade de se especializar e desenvolver as seguintes habilidades básicas:

  1. Foco na bioética em vez da ética aplicada: para desafiar ao máximo o eu disciplinar do futuro, o programa tem um foco específico na bioética. Esse foco o distingue de estudos mais amplos de ética aplicada, que também se preocupam com tópicos nos campos da ética social, ambiental, sexual ou global.
  2. Programa do terceiro ciclo: com o objetivo de facilitar o intercâmbio intercultural e interdisciplinar de ideias, o programa é dirigido especificamente a alunos que já tenham obtido o grau de mestre (ou equivalente).
  3. Foco no desenvolvimento de habilidades de pesquisa: o programa concentra-se fortemente no desenvolvimento de habilidades acadêmicas que preparam os alunos para uma futura carreira acadêmica no campo da bioética.
  4. Atenção às perspectivas da Europa continental sobre bioética: o programa oferece uma ampla gama de perspectivas teóricas e práticas sobre bioética, com especial atenção para os desenvolvimentos na bioética europeia. Isso inclui a conexão entre ciências sociais e bioética, ética e direito, ética no atendimento, bem como valores e princípios centrais da cultura europeia (por exemplo, respeito à vida, dignidade humana, solidariedade, vulnerabilidade).
  5. Foco temático: devido ao foco temático do programa, os alunos adquirem experiência em lidar com questões éticas que surgem em vários ambientes de saúde, como cuidados de fim de vida, pesquisa biomédica e saúde pública.

Consulte nosso site para obter informações recentes sobre este programa.

Última atualização Ago. 2020

Bolsa de estudos Keystone

Confira as opções que nossa bolsa de estudos pode oferecer a você

Sobre a escola

KU Leuven is an institution for research and education with international appeal. All programmes at this University are based on the innovative research of its scientists and professors and are ranked ... Ler Mais

KU Leuven is an institution for research and education with international appeal. All programmes at this University are based on the innovative research of its scientists and professors and are ranked among the top 100 in the world. Ler Menos
Visitar o site da escola