Mestrado em Ciências Biomédicas

Geral

Descrição do programa

Conteúdo do curso

Um mestre em ciências biomédicas tem o conhecimento para contribuir para a pesquisa translacional sobre problemas biomédicos atuais em um nível acadêmico internacional. Você terá o know-how para desenvolver, de maneira crítica e criativa, novos insights sobre a saúde humana (você preencherá a lacuna entre as ciências "puras" e a prática médico-clínica).

É um mestre de 120 créditos ECTS. Consiste em disciplinas gerais, disciplinas biomédicas especializadas, um estágio de pesquisa e uma dissertação de mestrado. No segundo ano do mestrado, você terá 18 créditos para gastar em disciplinas eletivas. Todos esses cursos juntos formam duas trajetórias de aprendizado visando seu crescimento como um pesquisador independente e permitindo que você faça a ponte entre o conhecimento científico e a prática médico-clínica.

Existem nove majores para escolher. Oito deles lidam com os campos biomédicos atuais e em constante evolução. Você escolhe um major de acordo com seu estágio de pesquisa e o tema da dissertação de mestrado. Cada major tem cinco disciplinas complementares. Eles seguem uma trajetória que parte da pesquisa fundamental e leva a aplicações e insights clínicos, a chamada pesquisa translacional. Major nove, Educação e comunicação, permite que você siga uma parte do treinamento do professor.

  • A principal Nutrição e metabolismo lida com os métodos de pesquisa nutricional e a relação entre nutrição, metabolismo e patologia: diabetes, obesidade, hipertensão, aterosclerose etc. O principal tem uma ligação direta com os diagnósticos de laboratório médico e os sistemas de validação subjacentes.
  • As principais neurociências enfocam a pesquisa do cérebro e suas doenças e disfunções, como a epilepsia. Você vai lidar com imagens médicas do cérebro, os princípios neurofisiológicos da atividade cerebral, doenças do sistema nervoso (origens e tratamento), ciências comportamentais experimentais e pesquisa de funções cognitivas e mentais.
  • A principal engenharia de engenharia e regenerativa de tecidos oferece um profundo conhecimento em processos biológicos celulares em relação ao envelhecimento, morte celular, inflamação, regeneração de tecidos e biologia de células-tronco. Também lida com o campo multidisciplinar da engenharia de tecidos.
  • As principais Ciências da Radiação podem ser consideradas como a preparação para um curso como especialista em física de radiação médica para proteção contra radiação do paciente em diagnósticos médicos e terapia. Os insights mais recentes em biologia de radiação e dosimetria de radiação serão estudados, bem como inovações tecnológicas em radioterapia.
  • A principal Genética Médica concentra-se em uma visão aprofundada dos mais recentes desenvolvimentos no campo da genética humana; Mais especificamente, diagnósticos genéticos, a base genética de síndromes (por exemplo, neuroblastoma, doenças do tecido conjuntivo, retardo mental, cânceres genéticos) e as técnicas de pesquisa genética em rápida evolução serão estudadas extensivamente.
  • A principal imunidade e infecção estuda o funcionamento normal da imunidade humana em um nível celular e molecular. Um grande número de tópicos atuais são tratados: imunopatologias, doenças infecciosas, patogênese molecular de vírus e bactérias, desenvolvimento de vacinas terapêuticas e imunomoduladores.
  • A principal Biologia de Sistemas estuda o sistema funcional como um todo: o ser humano, o organismo exemplar, o organismo ou a célula como um todo são objetos do estudo. É dada atenção à comparação de um 'sistema' na doença e na saúde quanto ao mapeamento objetivo da ruptura e seus efeitos nos mecanismos moleculares. O principal depende fortemente dos desenvolvimentos tecnológicos explosivos no último decênio, mais especificamente nas tecnologias de execução altamente avançadas e bioinformática.
  • O câncer principal trata de cinco temas complementares, ambos com aspectos biológicos (genética, proliferação e sobrevivência, comunicação e metástase) e aspectos clínicos do câncer. Atenção especial é dada à medicina personalizada. −− A educação principal e comunicação permite que você siga uma parte do treinamento do professor (30 créditos).

Cursos Gerais

  • Ciência Animal de Laboratório I
  • Boas Práticas Laboratoriais
  • Bioética em Medicina Experimental
  • Terapia Celular e Genética
  • Inglês acadêmico avançado
  • Bioinformática especializada
  • Boa Prática Clínica - Estudos Clínicos
  • Seminários Médicos
  • Gestão da Inovação

Perspectivas de carreira

A pesquisa no campo da biomedicina continuará sendo muito importante devido à grande relevância social para a saúde. Um pesquisador biomédico poderá contribuir para a compreensão do mecanismo das doenças e será capaz de melhorar as técnicas de diagnóstico molecular dos tratamentos clínicos. A medicina personalizada ganhará gradualmente importância e o futuro profissional da pesquisa biomédica parece promissor.

Se você está procurando um emprego como pesquisador biomédico, você tem diferentes opções. Você pode optar por um ambiente de pesquisa acadêmica iniciando um doutorado em uma universidade ou com o objetivo de trabalhar em empresas orientadas para a pesquisa ou em um hospital universitário. Além de universidades e empresas de pesquisa, há também a opção de trabalhar em instituições de pesquisa administradas pelo governo. Finalmente, também o ensino de empregos, tanto em escolas secundárias como no ensino superior, é uma opção para mestrado em ciências biomédicas.

Admissão (para estudantes de graduação flamengos)

  1. Admissão Imediata
    • Graduação em Ciências da Saúde Biomédicas
  2. Admissão sujeita a aprovação em curso preparatório
    1. 50 SP
      • Graduação em bioquímica e biotecnologia
    2. 55 SP
      • Graduação em diergeneeskunde
    3. 58 SP
      • Graduação em biotecnologia, engenheiro de células e biotecnologia genética
    4. 66 SP
      • Graduação em geneeskunde

Admissão (para estudantes internacionais)

Um diploma acadêmico de bacharel (ou mestrado) em ciências biomédicas ou um equivalente a isso.

Requisitos de idioma

Todos os alunos são obrigados a demonstrar proficiência no idioma, o mais tardar no momento da matrícula.
Última atualização Mar. 2020

Sobre a escola

The mission of Bimetra as Clinical Research Centre of the UZGent is to catalyze and strengthen translational biomedical research within the Ghent University Hospital in collaboration with Ghent Univer ... Ler Mais

The mission of Bimetra as Clinical Research Centre of the UZGent is to catalyze and strengthen translational biomedical research within the Ghent University Hospital in collaboration with Ghent University. Bimetra is to be developed as a central contact point on the Campus UZ Ghent for support with the translation of (basic) research into clinical applications from "bench" to "bedside" and as a lever for economic and social valorization. Ler Menos