Mestrado em Ciências da Saúde

Universidade do Minho - Escola de Ciências da Saúde

Descrição do Programa

Mestrado em Ciências da Saúde

Universidade do Minho - Escola de Ciências da Saúde

O MECS tem como objetivo proporcionar, aos licenciados ou mestres em ciências da saúde ou em ciências naturais, competências de investigação para realizar investigação em ciências da saúde.

O primeiro ano curricular (60 ECTS) é dedicado à formação em fundamentos teóricos de diversas áreas das ciências da saúde e para a aquisição de competências em laboratório e de investigação. No final do primeiro ano, o aluno prepara a proposta de projeto de tese a ser desenvolvido no 2º ano curricular.

No final dos MECS, o estudante deve ter ganhado autonomia no planeamento de investigação experimental e na interpretação dos dados.

Plano de Estudos

O MECS é flexível na sua oferta de formação curricular, a fim de permitir a inclusão, em cada ano, de módulos em áreas emergentes distintas. A componente curricular do plano de estudo inclui módulos obrigatórios e opcionais, num total de 60 ECTS, coordenados por docentes da ECS-UM, investigadores do ICVS e professores/investigadores convidados de outras instituições nacionais ou estrangeiras. Os módulos opcionais são, em cada ano, selecionados de entre os disponíveis no programa anual de formação avançada da ECS/ICVS ou de outras instituições, nacionais ou estrangeiras instituições, com foco especificamente sobre temas como a bioinformática, desenvolvimento, doenças infeciosas, endocrinologia, epidemiologia, imunologia, neurociências, oncologia, saúde pública, investigação avançada e técnicas clínicas.

Aproveitando a oportunidade para projetar um curso inovador de estudo, e alinhados com as novas tendências de formação pedagógica, a ECS-UM definiu uma estratégia pedagógica que é baseada num plano de estudos integrado, centrado tanto em metodologias pedagógicas centradas no aluno, que enfatiza o desenvolvimento da formação integral, mas também personalizado, onde o valor de a geração de novos conhecimentos é central e explícita.

Program Description

  • Grau Académico: Mestrado
  • ECTS: 120
  • Duration: 4 semestres
  • Regime: Normal
  • Local: Campus de Gualtar, Braga
  • Área Científica: Ciências da Saúde

Professional Outcomes:

  • Investigação em projetos ID&T, de Universidades e instituições de Ensino Superior; Centros de investigação científica e desenvolvimento tecnológico;
  • Exercer atividades técnico-laboratoriais em indústrias farmacêutica/biomédica;
  • Desempenho de funções técnicas diferenciadas, em sectores de organizações privadas e/ou públicas;
  • Carreiras em Cuidados de Saúde (tecnologia medica, análises e diagnostico clínicos).
Essa escola oferece programas em:
  • Inglês


Última atualização December 6, 2017
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Set. 2018
Duration
Duração
2 anos
Período integral
Locations
Portugal - Braga
Data inicial: Set. 2018
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Dates
Set. 2018
Portugal - Braga
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações