Doutor em História da Medicina

Geral

Descrição do programa

O doutorado (Ph.D. grau) programa em História da Medicina representa estudos interdisciplinares que lidam com a história da ciência médica; história de campos específicos da medicina e seus representantes proeminentes; desenvolvimento do pensamento médico; história da formação profissional em saúde; história do serviço público de saúde e dos serviços de saúde; histórico de transformações e incidência de doenças, bem como de seu tratamento.

O programa é concebido de tal forma que pode ser estudado por graduados com formação em ciências biomédicas ou naturais ou mesmo humanidades. Em ambos os casos, o conhecimento da metodologia da ciência histórica e a capacidade de trabalhar com fontes primárias (arquivos, literatura, iconografia, etc.) é necessário, considerando o histórico original do aluno de cada vez.


Descrição dos critérios de verificação e avaliação

O procedimento de ingresso deve ser submetido por cada candidato. O exame de admissão é realizado sob a forma de uma entrevista perante um conselho e verifica a capacidade do candidato para o trabalho científico no campo determinado. O conselho avalia:

  1. Elaborar projeto por escrito, até 10 páginas padrão. O esboço deve incluir, acima de tudo:
    • resumo das principais áreas da pesquisa planejada (categorizada em Paleopatologia ou História da medicina);
    • breves fundamentos para o conceito de pesquisa;
    • um breve levantamento da literatura sobre o tema;
    • recursos presumidos para o conceito de pesquisa;
    • elaborar um cronograma de estudos (ou seja, em que anos específicos o aluno cumprirá as obrigações de estudo prescritas).A pontuação máxima para o item inteiro - 20 pontos.
  2. Atividade editorial anterior no campo da história da medicina. A saída de publicação para itens reconhecidos pelo RIV pode ser classificada até um total de 10 pontos.
  3. Relação do tópico com a orientação do orientador de supervisão pretendido e seus projetos de pesquisa - o acordo do tópico proposto com a orientação de pesquisa do orientador de supervisão deve ser claro. A pontuação máxima para o item inteiro - 10 pontos.
  4. A apresentação do projeto pelo candidato:
    • apresentação oral do projeto;
    • resposta às perguntas dos membros do conselho.A pontuação máxima para o item inteiro - 10 pontos.


A maior pontuação alcançável: 50 pontos. Para ser admitido nos estudos, o candidato deve atingir uma pontuação de pelo menos 25 pontos.


Cada membro da banca examinará o candidato de acordo com a chave acima. Das pontuações dadas pelos membros do conselho em particular, as médias aritméticas serão calculadas. Isso será arredondado para um número inteiro - para os valores decimais entre 0,0 e 0,49 para baixo, para o número inteiro mais próximo, para os valores entre 0,50 e 0,99 para cima, para o número inteiro mais próximo. A posição dos candidatos será definida de acordo com o número resultante de pontos.


Condições para admissão

A admissão aos estudos de doutorado é condicionada pela conclusão bem-sucedida de um programa de estudos de mestrado.

Método de verificação:


Perspectiva de carreira

Os graduados na disciplina devem ser capazes de trabalhar com a literatura científica em línguas estrangeiras, independentemente de preparar e implementar projetos de pesquisa e elaborá-los, considerando a sua natureza interdisciplinar acima de tudo. Além disso, eles devem ser capazes de resolver problemas de tópicos distribuídos nos campos de paleopatologia, paleomicrobiologia, gênero e história social, história da medicina e cuidados de saúde, tipologia e desenvolvimento da literatura médica escrita em latim e sobre a faculdade de medicina em Praga, etc.

Última atualização Jan. 2019

Sobre a escola

Charles University in Prague, First Faculty of Medicine: Academic Research is all about to change

Charles University in Prague, First Faculty of Medicine: Academic Research is all about to change Ler Menos