Programas de Veterinária Populares

A Ciência Veterinária trata da saúde e do bem-estar animal, abrangendo todo desde o cuidado preventivo até procedimentos cirúrgicos complexos e análises psicológicas. As melhores universidades, escolas de medicina, faculdades de medicina e outras instituições educacionais do mundo todo oferecem programas de Ciência Veterinária seja no Bacharelado, Mestrado ou Doutorado, bem como cursos individuais. Se você optar por estudar Ciência Veterinária, os cursos incluirão muitos dos mesmos tópicos abordados em um curso de medicina, mas com ênfase nos animais em vez de humanos. Os programas de Ciência Veterinária podem ter muitas especializações diferentes como bem-estar animal, cirurgia veterinária, nutrição animal, parasitologia, biologia reprodutiva, epidemiologia veterinária e saúde pública, cuidados intensivos ou enfermagem veterinária. Existem opções de estudo em tempo integral e meio período disponíveis, bem como programas de aprendizagem a distância e online mais flexíveis. Comece a sua busca dando uma olhada em alguns dos programas de Ciência Veterinária mais populares listados abaixo. Você pode solicitar mais informações diretamente da universidade preenchendo o formulário online!

Programas de Veterinária recém-adicionados

Universidades em Brasil

Alterar localização

O que é Ciência Veterinária?

1. O que são estudos de Veterinária?
Os estudos veterinários são um ramo da medicina que foca na saúde e no bem-estar dos animais, tanto domésticos como selvagens, bem como questões de saúde pública. Os programas de Ciência Veterinária são oferecidos em universidades e escolas de medicina em todo o mundo e podem seguir diferentes sistemas dependendo do país. Enquanto que em alguns países, é possível estudar Ciência Veterinária já no nível de graduação e conseguir uma Graduação em Ciência Veterinária, Graduação em Medicina Veterinária ou Graduação em Tecnologia Veterinária, em outros países a educação veterinária exige a conclusão prévia de um programa pré-vet ou outro programa de graduação (como ciência animal ou biologia), e só está disponível no nível de pós-graduação como um Mestrado em Medicina Veterinária. Entretanto, para quem deseja se tornar um veterinário, é mais comum conseguir um Médico em Medicina Veterinária (DVM ou VMD). Por fim, existem diversos cursos de veterinária disponíveis para, por exemplo, profissionais atuantes.

2. Quais são os benefícios de fazer um curso de Veterinária?
Para pessoas que amam os animais e desejam trabalhar para melhorar o bem-estar dos animais, obter um curso em Veterinária oferece diversos benefícios. Da mesma forma que o cuidado médico para os humanos, a área de Ciência Veterinária é altamente exigente e competitiva, mas também muito gratificante e altamente respeitada. Um curso em veterinária oferece empregabilidade e oportunidades de salário atrativas e, é claro, a satisfação de contribuir para a qualidade de vida dos animais.

Alguns programas em Ciência Veterinária oferecem módulos menos científicos que são importantes para preparar futuros graduados para suas carreiras como cursos de ética, gerenciamento de negócios, habilidades de comunicação e outros.
Um programa de estudo típico para futuros veterinários e técnicos veterinários incluirá cursos de fisiologia e anatomia animal, parasitologia, anestesiologia e nutrição. Outros módulos de curso podem incluir criação de animais, genética, doenças infecciosas e saúde pública. Como estudante em um programa veterinário, você aprenderá sobre os cuidados relativos à animais pequenos e grandes, bem como sobre maneiras de auxiliar durante uma cirurgia e administrar medicamentos. Alguns programas em Ciência Veterinária oferecem módulos menos científicos que são importantes para preparar futuros graduados para suas carreiras como cursos de ética, gerenciamento de negócios, habilidades de comunicação e outros. Nas etapas finais de estudo, é comum ganhar experiência prática por meio de um estágio em uma clínica, laboratório, zoológico ou fazenda. Algumas das especializações mais populares entre os graduados de um programa em Ciência Veterinária incluem bem-estar animal, cuidados dentários de animais, anestesia e analgesia, nutrição animal, epidemiologia veterinária, biologia reprodutiva, cirurgia animal, cuidados intensivos, estudo comportamental, dentre outros.

4. Que tipo de carreira você pode esperar com um Curso de Veterinária?
A maioria dos que se formaram em um programa de Ciência Veterinária prosseguem uma carreira como médico veterinário. É possível ter uma prática geral ou especializar-se em um determinado campo de cuidados animais (como oncologia, cirurgia ou dermatologia), ou em certos tipos de animais. Independente da sua escolha, os profissionais veterinários são altamente procurados e as oportunidades de carreira estão disponíveis em diferentes instituições. Por exemplo, você pode trabalhar em uma prática veterinária local ou em cirurgia veterinária ajudando animais domésticos como gatos, cachorros ou hamsters, em uma fazenda com gado, bem como em um centro de conservação ou um zoológico. No entanto, existem também muitos outros caminhos de carreira disponíveis para os formados em Veterinária. Por exemplo, você pode se tornar um nutricionista de animais e trabalhar fornecendo orientação para uma nutrição animal saudável. Por outro lado, existem inúmeras opções de carreira disponíveis na pesquisa científica veterinária, que tem como objetivo promover o conhecimento sobre a saúde animal e humana. Tais opções de carreira estão disponíveis em empresas farmacêuticas, institutos de pesquisa privados, laboratórios acadêmicos e em muitas outras organizações. Outra opção de carreira para graduados é trabalhar como palestrante em uma universidade ou faculdade, ou como professor de biologia ou anatomia em uma escola.

5. Quanto custa um diploma em Ciência Veterinária
Os custos de um curso em Ciência Veterinária variam muito e dependem da localização e da instituição educacional específica, bem como o tipo de programa e a duração do curso. Para ajudar a cobrir os custos de matrícula, inúmeros descontos e bolsas de estudo estão disponíveis em organizações públicas e privadas.

6. Por que fazer um curso de Veterinária Online? Existem diversos benefícios em fazer um curso de veterinária online como a flexibilidade de estudar no momento mais conveniente para você, podendo combinar seus estudos com obrigações de trabalho ou familiares e economizar tempo de deslocamento. No entanto, como a maioria dos diplomas veterinários exige experiência prática em um laboratório ou clínica, eles geralmente são uma combinação de estudos online e no campus. Apenas alguns programas no campo veterinário, como aqueles no campo da saúde pública ou segurança alimentar, podem ser oferecidos inteiramente online.