Keystone logo
© Domus Academy
Centro Studi Panta Rei

Centro Studi Panta Rei

Centro Studi Panta Rei

Introdução

Centro Studi Panta Rei

Para a integração entre Psicologia, Medicina e Neurociência

A Associação Profissional do Centro Studi Panta Rei foi fundada em 1997 na província de Como (Itália) pela vontade de Foglia Manzillo Maria Cristina (psicóloga, psicoterapeuta e médica) inscrita no Registro de Psicólogos da Lombardia (nº 03/4845) e Cadastro dos Médicos da Província de Como (n º 6539) e Nasti Nunzio (psicólogo e psicoterapeuta) inscritos no Registo de Psicólogos da Lombardia (n º 03/4998) .O centro foi criado por vontade de dois psicoterapeutas (Nasti Nunzio e Foglia Manzillo Maria Cristina) cresceu junto durante os anos da Universidade e os seguintes 4 anos da pós-graduação e que, entretanto, se casaram.

O nome do Centro de Estudos não foi escolhido por acaso. A frase "Panta Rei" refere-se imediatamente à antiga filosofia grega e a um filósofo particular, Heráclito. A frase é comumente traduzida para o italiano como "Tudo flui" ou "Tudo se torna". Foi escolhido porque combina bem tanto com nossas escolhas de vida quanto com nosso assunto.

Nós fizemos "Tudo muda" um ponto de referência para nossas vidas. Na verdade, concordamos com isso: "Se algo em nossas vidas não nos satisfaz, vale a pena tentar mudá-lo". Não queríamos arrepender-nos por não termos tido a coragem.

Como os jovens, não estando satisfeitos com o lugar onde vivíamos (o antigo "Campania Felix"), decidimos vir para o Norte, escolhemos Como, um lugar completamente desconhecido: sabíamos que, para essa decisão, teríamos pago ou ganho No começo, pagávamos muito, em certos momentos demais, mas com o passar do tempo ficávamos felizes tanto com a decisão tomada quanto com a possibilidade de suportar a dor e construir o nosso Centro. depois de tijolo, com infinita paciência, nosso pequeno projeto está crescendo. Nossa experiência não tem sido diferente de um caminho psicoterápico com as dificuldades previsíveis de rasgar algumas raízes para plantar novas, com as tentativas de demolir e reconstruir, transformar e suavizar, ampliar e mudar o seu horizonte. Na verdade, pensamos que não poderíamos nos apresentar aos pacientes sem ter a coragem de mudar o que não gostamos. ou poderíamos ter guiado outra pessoa em uma jornada que evitamos a nós mesmos?

E assim tentamos incorporar o que nossa profissão nos ensinou e utilizar bem os instrumentos que nos dotou.

A maneira como olhamos para a mudança não é extrema, como nada que nos caracterize. Nenhuma perspectiva extrema nos pertence. Estamos convencidos de que mudar demais é como não mudar.

Nossa missão

Nós gostamos do espírito científico porque é potencialmente democrático, tem uma alma coletiva, está aberto a mudar no interesse do conhecimento. Nós escrevemos "potencialmente" porque a ciência é feita por cientistas que são seres humanos e introduzem nossas fraquezas no campo científico.

Nós amamos psicologia, medicina e neurociência. Somos muito atraídos pela capacidade do homem de enfrentar situações difíceis, para conseguir levantar-se depois de um baque pesado. Nós gostamos de resiliência (a capacidade do homem de enfrentar as inevitáveis ​​dificuldades da vida com um espírito construtivo). É por isso que estudamos os assuntos mencionados acima e estamos cheios de admiração pelas novas descobertas da neurociência inimaginável por grande parte da velha ciência que se opôs a ela e ainda não integra as novas descobertas em sua prática clínica diária.

Nós gostamos de cuidar dos outros (não ser manipulado ou explorado por outros, ou os advogados das causas perdidas no início, atenção!). Pensamos que relacionamentos sociais de boa qualidade são um belo solo fértil para a serenidade humana. Isso é para nós.

A natureza é outro dos nossos interesses. Tentamos poluir menos, reciclar melhor, usar compostagem em nossa casa, comprar alimentos "zero km" de produtores locais, incentivar métodos de agricultura orgânica, aproveitar uma caminhada para limpar um caminho (dores no de volta permitindo).

Nossos principais interesses:

psicologia

Embora nos especializemos em psicoterapia cognitivo-comportamental, que é a base da nossa preparação profissional, estamos empenhados em reconhecer o seu lugar merecedor em clínicas psicológicas para muitas outras abordagens. Isso torna nossos caminhos de aconselhamento "estimulantes" e "envolventes" tanto para os alunos quanto para os professores, mas também "desafiadores".

medicina

Uma paixão sentida por ambos tanto quanto pela psicologia.

Os estudos foram e ainda são fascinantes para Maria Cristina, que está envolvida em uma longa jornada devido a sérios problemas de saúde que a viram como uma estudante e uma mulher doente hospitalizada em vários departamentos.

Isso faz com que a razão para sofrer, se às vezes observamos atitudes em medicina que não estão exatamente de acordo com o que se gostaria de ser "a elegância e profissionalismo da profissão médica".

Neuroscience

O amor pelo funcionamento do corpo e da mente vê sua mais alta expressão no interesse da neurociência, na base da qual estão os estudos modernos sobre a formação de circuitos cerebrais no curso da vida e sobre a plasticidade dos mesmos. Há abrindo cenários insuspeitados e contrastados por séculos em medicina e neurologia "clássica" na capacidade do cérebro de reprogramar e atacar as adversidades que ocorrem mesmo que seja resultado de um derrame que aconteceu anos atrás. As perspectivas são muito promissoras para o futuro das doenças e condições neurológicas consideradas imutáveis ​​durante séculos.

Locais

  • Milan

    PIAZZA IRNERIO, 2 , 20146, Milan

Programas

    A instituição também oferece:

    Perguntas