
Graduação in
Graduação em Odontologia
Universidad CEU - Cardenal Herrera

Informação chave
Localização do campus
Alfara del Patriarca, Valencia (España), Espanha
Idiomas
Inglês, Espanhol
Formato de estudo
No campus
Duração
5 anos
Ritmo
Período integral
Propinas
EUR 22.060 / per year *
Prazo para inscrição
Solicitar Informações
Data de início mais cedo
Solicitar Informações
* Ano letivo total
Introdução
Estudar no CEU UCH significa escolher uma Universidade que se diferencia no 'o quê' e no 'como'. Oferecemos uma combinação de experiência e inovação. Trata-se de ser verdadeiramente internacional, mas com fortes raízes locais. Resumindo, podemos oferecer tudo que você precisa para ser o que você quer ser.
O que nos torna diferentes?
- Instalações de ponta
Nas modernas instalações de nosso Campus Alfara del Patriarca, você tem à sua disposição o espaço ideal para a progressão de seu treinamento: salas de anatomia, laboratórios, salas de simulação pré-clínica, salas de estudos e a Clínica Odontológica Universitária no mesmo edifício, etc. - Profissionais em sala de aula
Por entendermos que para se tornar um bom dentista, você deve estar em contato com os melhores profissionais da área desde o primeiro momento, que compartilham suas experiências e colocam em prática o seu dia a dia na sala de aula e no ambiente de trabalho. clínica com nossos alunos também. - Alunos no centro da ação (também durante as colocações)
Na mesma área, temos a Clínica Odontológica Universitária onde os alunos realizam trabalhos práticos da vida real e acompanham pacientes nas suas diferentes especialidades, em grupos de 2/3 alunos supervisionados por tutores profissionais. - Experiencia internacional
Alunos de diferentes nacionalidades vivem juntos no mesmo prédio, resultado especificamente de nossa dupla linha idiomática: grupo espanhol e grupo bilíngue inglês / espanhol. Outro diferencial que enriquece a formação e o desenvolvimento pessoal de nossos alunos. - Interação com pacientes reais
Depois de concluir o curso, você terá a oportunidade de obter mais conhecimentos trabalhando como bolsista na Clínica Odontológica CEU. Assim, você será quem estará tratando pacientes reais sob a supervisão de profissionais, e adquirindo experiência para prepará-lo ainda melhor.
Currículo
Competências
Capacidades gerais
- GA 1. Justificação do enquadramento histórico e desenvolvimento conceptual dos princípios estruturais da Ciência.
- GA 2. Reconhecimento da diversidade e multiculturalismo.
- GA 3. Preparação para a análise crítica e reflexiva das principais questões antropológicas.
- GA 4. Capacidade de análise contextualizada de textos históricos de conteúdos científicos.
- GA 5. Identificação dos aspetos que formam a doutrina da Igreja no que respeita à dignidade relativamente absoluta da pessoa como guia para a seguinte justificação dos princípios e normas bioéticas.
- GA 6. Capacidade de análise crítica e interpretação dos principais documentos do Magistério da Igreja relacionados com a questão social em geral e, em particular, com a investigação e prática em saúde.
- GA 7. Conhecer e compreender os princípios gerais do discurso histórico e o seu método.
Capacidades específicas
- Conhecer as ciências biomédicas em que a Medicina Dentária se baseia para garantir uma correta assistência dentária. De entre estas ciências, devem ser incluídos conteúdos adequados relativos a:
- Embriologia, anatomia, histologia e fisiologia do corpo humano.
- Genética, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular.
- Microbiologia e imunologia.
- Conhecer a morfologia e função do aparelho estomatognático, incluindo conteúdos específicos adequados de embriologia, anatomia, histologia e fisiologia.
- Conhecer o método científico e ter a capacidade crítica de avaliar o conhecimento estabelecido e a nova informação.
- Conhecer os princípios científicos necessários de esterilização, desinfeção e antissepsia para prevenir a contaminação cruzada na prática dentária.
- Conhecer o perigo da radiação ionizante e os seus efeitos nos tecidos biológicos, juntamente com a legislação que regula a sua utilização. Manusear instalações de radiologia oral.
- Realizar as radiografias necessárias na prática dentária, interpretando as imagens obtidas e conhecendo outras técnicas de diagnóstico relevantes para a imagem.
- Conhecer a normalidade e a patologia oral, bem como a avaliação de dados de semiologia.
- Identificar o principal motivo de consulta e a história da doença atual. Realizar uma história clínica geral do paciente e um registro clínico que reflita com precisão os registros do paciente.
- Conhecer o comportamento e as ciências da comunicação facilitadoras da prática dentária.
- Manusear, distinguir e selecionar os materiais e instrumentos dentários adequados.
- Conhecer os biomateriais dentários: sua manipulação, propriedades, indicações, alergias, biocompatibilidade, toxicidade, eliminação de resíduos e impacto ambiental.
- Conhecer o Sistema Nacional de Saúde bem como os aspetos básicos da legislação sanitária, gestão clínica e utilização adequada dos recursos sanitários, compreendendo a importância do papel do médico dentista na área dos Cuidados de Saúde Primários.
- Conhecer e utilizar os equipamentos e instrumentos básicos para a prática dentária.
- Aplicar os princípios da ergonomia no trabalho dentário, tanto a nível individual como numa equipa de trabalho quando adequado, bem como nos princípios de prevenção de riscos de trabalho associados à prática dentária.
- Fornecer um foco global nos cuidados orais e aplicar os princípios da promoção da saúde e prevenção das doenças orais.
- Educar e motivar os pacientes de forma a prevenir doenças orais, verificar os hábitos orais patogénicos, instruí-los sobre a correta higiene oral, sobre medidas alimentares e nutricionais e, em última análise, sobre todos os métodos de manutenção da saúde oral.
- Conhecer os efeitos do tabaco na saúde oral e participar nas medidas que ajudam o doente que quer deixar de fumar. Igualmente, conhecer as interações complexas entre os fatores ambientais, sociais e comportamentais da saúde oral e geral.
- Conhecer os procedimentos que visam a realização do diagnóstico de saúde oral na comunidade e saber interpretar os resultados.
- Conhecer as repercussões das tendências demográficas e epidemiológicas na prática dentária.
- Conhecer a organização e a prestação de cuidados de saúde oral na comunidade, tanto a nível privado como público, bem como os cuidados gerais de saúde e o papel do dentista nas referidas áreas.
- Elaborar e implementar programas de saúde oral e conhecer a coordenação interinstitucional e interprofissional necessária à sua implementação.
- Conhecer as normas éticas legislativas e administrativas que regulam a profissão dentária e a sua aplicação na gestão e na prática clínica, bem como conhecer a organização, capacidades e funções das corporações profissionais. Preencher todo o tipo de documentos e registos médico-legais.
- Conhecer o papel do médico dentista nas profissões da saúde e trabalhar com outros profissionais de saúde e outros membros da equipa de medicina dentária.
- Reconhecer que o doente é o centro das atenções e que todas as interações, incluindo o diagnóstico, calendarização e implementação do tratamento e manutenção, devem ser do seu melhor interesse, evitando qualquer tipo de discriminação e respeitando a confidencialidade.
- Identificar os sinais e atitudes que sugerem a possível existência de maus tratos.
- Conhecer os processos gerais de adoecer, curar e reparar, entre os que incluem infeção, inflamação, hemorragia e coagulação, cicatrização, traumas e alterações do sistema imunitário, degeneração, neoplasias, alterações metabólicas e doenças genéticas.
- Conhecer as características patológicas gerais das doenças e problemas que afectam os sistemas orgânicos.
- Conhecer as manifestações orais de doenças sistemáticas.
- Conhecer a farmacologia geral e clínica da medicina dentária.
- Conhecer as bases farmacológicas das diferentes habilidades anestésicas, tanto locais como gerais, bem como o papel da sedação e da anestesia geral no manuseamento do doente dentário.
- Conhecer e gerir as urgências médicas urgentes mais frequentes na prática dentária e nas técnicas básicas de ressuscitação cardiorrespiratória.
- Ter conhecimentos adequados da nutrição humana, em particular, da relação entre hábitos nutricionais e alimentação com a manutenção da saúde e a prevenção das doenças orais.
- Realizar tratamentos básicos da doença oral em pacientes de todas as idades. Os procedimentos terapêuticos terão de assentar no conceito de invasão mínima e num foco global e integrado no tratamento oral.
- Diagnosticar, planear e realizar, com carácter geral, um tratamento multidisciplinar, sequencial e integrado de complexidade limitada em doentes de todas as idades e condições e em doentes com necessidades especiais (diabéticos, hipertensos, oncológicos, transplantados, imunosdeprimidos, anticoagulados, entre outros) ou com deficiência. Especificamente, o médico dentista deve ser competente no estabelecimento de um diagnóstico, de um prognóstico, e no desenvolvimento de um plano terapêutico adequado e de uma forma particular de dor orofacial, distúrbios temporomandibulares, bruxismo, e outros hábitos parafuncionais; dentários e periapicais; traumas orais; patologia periodontal e patologia dos tecidos peri-implantados; patologia óssea da mandíbula, da boca mole; traumas orais; patologia periodontal e patologia dos tecidos peri-implantados; patologia óssea da mandíbula; tecidos e glândulas anexas; estados de restauração parcial ou total e no planeamento do seu tratamento de reabilitação através do apoio dentário e das mucosas Próteses, ou através de implantes dentários, desalinhamento e/ou má oclusão dentária e outras alterações anatómicas ou operacionais da face do sistema estomatognático e das suas eventuais correcções ortodônticas, ortopédicas ou cirúrgicas.
- Para o estabelecimento do plano de diagnóstico e tratamento, o dentista deve adquirir as seguintes capacidades:
- Retirar e interpretar radiografias e outros procedimentos baseados na imagem, relevantes na prática dentária.
- Fazer modelos de diagnóstico, juntá-los e fazer registos inter-oclusais.
- Determinar e identificar as exigências estéticas do doente e as possibilidades de satisfazer as suas preocupações.
- Identificar o doente que requer cuidados especiais, reconhecendo as suas características.
- Avaliar a função motora e sensorial da boca, da mandíbula e das áreas anexas.
- Realizar procedimentos limitados de técnicas de diagnóstico invasivo dos tecidos moles (biópsias).
- Para o estabelecimento de um tratamento adequado, o dentista deve ser competente:
- A prescrição correcta da medicação, conhecendo as suas contra-indicações, interacções, efeitos sistémicos e repercussões noutros órgãos.
- Aplicação de competências de anestesia local-regional.
- Preparação e isolamento da área de operação.
- Identificação, avaliação e assistência a emergências médicas e urgências que possam ocorrer durante a prática clínica e aplicar técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, manusear infeções agudas, incluindo a prescrição farmacológica e os aspetos cirúrgicos simples.
- Identificação e assistência a qualquer urgência dentária.
- Realização de tratamentos, médicos e cirúrgicos, para doenças comuns dos tecidos moles orais.
- Realização de procedimentos cirúrgicos simples: extração de dentes permanentes e temporários em erupção; raízes fraturadas ou presas, e a extração cirúrgica não complicada de dentes não erupcionados e procedimentos simples de cirurgia pré-protésica.
- Tratar traumas dental-alveolares em dentição temporária e permanente.
- Tratar tanto os processos farmacológicos como os processos cirúrgicos inflamatórios dos tecidos periodontais e/ou peri-implantados incluindo as técnicas de instrumentação periodontal acima e abaixo da gengiva.
- Avaliar e tratar o paciente com cáries ou outras doenças dentárias não cariosas, e ser capaz de utilizar todos os materiais designados para restaurar a forma, a função e a estética do dente em pacientes de todas as idades.
- Conceber, preparar os dentes, prescrever, registar, realizar ensaios clínicos e colocar em serviço restaurações indiretas: inlays, folheados ou folheados laminados de porcelana, e coroas simples.
- Tratar operacionalmente os processos destrutivos e lesões traumáticas dental-alveolares.
- Realização de tratamentos endodônticos e aplicação de procedimentos para preservar a vitalidade da polpa.
- Realização de procedimentos estéticos convencionais numa perspetiva multidisciplinar.
- Tratando o edentulismo, parcial e total, incluindo o desenho biológico (características específicas do desenho) preparação dentária, obtenção de registos, exames clínicos e adaptação aos pacientes de próteses removíveis parciais e completas, pontes simples suportadas dentárias e próteses simples sobre implantes, removíveis e fixas, incluindo o seu posicionamento e colocação em funcionamento.
- Elaboração das prescrições das “próteses dentárias” sob medida de produtos de saúde e “aparelhos de ortodontia dental-facial e ortopedia”".
- Realização de tratamento não cirúrgico das doenças temporomandibulares e dor oral-facial.
- Realização do tratamento oral de uma criança e reconhecendo as suas características.
- Identificação e correção de hábitos orais suscetíveis a causar ou exacerbar maloclusão.
- Planeamento e determinação das características específicas do desenho, registos, prescrição, ensaios clínicos, posicionamento clínico e ajuste para colocação dos mantidores de espaço fixo e removível e técnicas ortodônticas, bem como bens amovíveis destinados a substituir dentes ou a corrigir mordidas cruzadas.
- As práticas pré-profissionais, sob a forma de odontologia clínica rotativa e com avaliação de competências finais, permitem a incorporação de valores profissionais, capacidade de comunicação assistencial, raciocínio clínico, gestão clínica e juízo crítico. Terão que incluir o trabalho clínico do estudante com doentes de todas as idades e condições, de forma integrada e sob supervisão adequada.
Competência específica em matéria de linguagem.
- Os alunos deverão ser capazes de transmitir informação, ideias, problemas e soluções da profissão em inglês a um público especializado ou não especializado.
Galeria
Oportunidades de Carreira
Oportunidades de Carreira
A Medicina Dentária (Grado en Odontología) dar-lhe-á a oportunidade de trabalhar não só como médico de medicina dentária geral em clínicas privadas, hospitais e serviços de medicina dentária comunitária, mas também como ortodontista, dentista cosmético e periodontista ou cirurgião oral.
Além disso, com o seu conhecimento de espanhol como licenciado em medicina dentária, você poderia ir trabalhar para outros países onde o espanhol é amplamente falado, como os EUA ou a América Latina.