Curso de Evidências para Respostas de Saúde Pública: Métodos Estatísticos em Epidemiologia
Amsterdam, Holanda
DURAÇÃO
2 Weeks
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
15 Feb 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
14 Apr 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 1.980 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* taxa de inscrição antecipada: 1.584 euros se pago antes de 15 de janeiro de 2025
Introdução
Este curso de duas semanas foi concebido para o dotar de competências estatísticas avançadas, cruciais para a tomada de decisões informadas no domínio da saúde pública. Este curso aprofunda as metodologias essenciais para o planeamento de inquéritos epidemiológicos de campo, a realização de cálculos de tamanho de amostra e a análise de dados de inquéritos complexos em Stata para enfrentar desafios urgentes de saúde pública.
Acreditação
Este curso está também acreditado para o Master of Science in Public Health and Health Equity, organizado pelo KIT Institute e pela tropEd, uma rede de instituições europeias de ensino superior em saúde internacional.
Admissões
Currículo
Course Content
The following subjects are covered during the course:
- Planejamento de pesquisa epidemiológica de campo
- Perguntas de pesquisa, desenvolvimento de protocolo, plano de análise de dados, manual de campo
- Cálculos de tamanho de amostra e métodos de amostragem
- Análise de dados de pesquisa complexos: agrupamento e ponderação
- Regressão linear e logística no Stata e construção de modelos multivariados
Content
Este curso abrange uma gama abrangente de métodos estatísticos essenciais para respostas de saúde pública baseadas em evidências. Você começará aprendendo os aspectos práticos do planejamento de pesquisas epidemiológicas de campo, incluindo a formulação de questões de pesquisa, o desenvolvimento de um protocolo, manuais de campo e a formulação de planos de análise de dados.
Em seguida, você se aprofundará nos componentes estatísticos, incluindo cálculos de tamanho de amostra e vários métodos de amostragem para garantir a precisão estatística e a representatividade dos resultados da pesquisa.
O curso explorará técnicas avançadas para analisar dados de pesquisas complexas, como agrupamento e ponderação, para extrair insights significativos.
Além disso, você aprenderá a construir modelos de regressão linear e logística no Stata. Você aprenderá a construir modelos multivariados epidemiologicamente sólidos, operacionalizando e selecionando variáveis com base em estruturas conceituais relevantes.
This course is tropEd accredited and can be followed as a stand-alone course or as a specialisation course of the Master in Public Health and Health Equity programme.
Learning methods
O envolvimento neste curso envolverá uma combinação de palestras interativas, workshops práticos, estudos de caso e discussões em grupo. Os participantes aplicarão conhecimento teórico por meio de exercícios práticos em conjuntos de dados do mundo real baseados em Stata e questões de pesquisa. O feedback e a orientação de instrutores experientes facilitarão uma experiência de aprendizado imersiva, promovendo o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas essenciais para impulsionar respostas de saúde pública baseadas em evidências
Assessment:
For participants who wish to receive a certificate of completion of the course, including the ECTS credits, the assessment is required.
If you do not wish to do the assessment, you can receive a certificate of attendance of the course.
Resultado do programa
Objectives
At the end of this course, participants will be able to:
- Formular questões de pesquisa para pesquisas epidemiológicas de campo com base nas necessidades de informações das partes interessadas, desenvolver protocolos, planos de análise de dados e manuais de campo para garantir planejamento e execução abrangentes
- Calcular tamanhos de amostra apropriados e selecionar métodos de amostragem para garantir a precisão estatística e a representatividade dos dados da pesquisa em pesquisa de saúde pública
- Analisar dados de pesquisas complexas usando técnicas estatísticas relevantes, como agrupamento e ponderação
- Aplicar técnicas de regressão linear e logística no Stata para conduzir análises de regressão simples e múltiplas e construir modelos multivariados com base em estruturas conceituais epidemiologicamente sólidas