Perspectivas globais sobre saúde digital
Amsterdam, Holanda
DURAÇÃO
2 Weeks
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
15 Apr 2025*
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
16 Jun 2025
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 1.780 / per course **
FORMATO DE ESTUDO
Misturado
* Bolsa de estudo OKP Data limite 01/06/2023
** apenas para a semana 1: 750 EUR
Introdução
Este curso combinado de duas semanas oferece uma introdução e uma visão geral da saúde digital, incluindo uma forte ênfase em como, na realidade, a saúde digital funciona em vários ambientes. Os participantes discutirão como as intervenções de saúde digital podem ajudar a impulsionar o objetivo triplo de Cobertura Universal de Saúde e Desenvolvimento de Metas Sustentáveis para mais pessoas a um custo menor em diferentes ambientes em países de alta, baixa e média renda. O programa discute que tipo de análise deve ser feito para o desenvolvimento de intervenção digital em saúde, quais partes interessadas.
Este curso é credenciado pelo TropEd e pode ser seguido como um curso autônomo ou como módulo avançado do Mestrado em Saúde Internacional. A primeira semana pode ser seguida como um curso autônomo, para o qual oferecemos um certificado de participação.
Este novo curso é organizado em conjunto com o Amsterdam Health and Technology Institute (AHTI) e em cooperação com vários outros parceiros: Pharmaccess , Joep Lange Institute , Amsterdam Institute for Global Health and Development (AIGD), Smarthealth Amsterdam e Waag, Technology & Sociedade .
Contente
O conteúdo do curso é:
- Definindo saúde digital, princípios e classificação
- Oportunidades e limitações para saúde digital em LMICs
- Levantando a demanda e a viabilidade de soluções digitais de saúde
- Orientação sobre a implementação de intervenções digitais de saúde
Objetivos
Semana 1:
No final da primeira semana, os participantes serão capazes de:
- Explique os princípios e conceitos da saúde digital, incluindo o efeito da saúde digital no comportamento e nos sistemas de saúde.
- Discuta as intervenções de saúde digital como meios para enfrentar os desafios da saúde em diferentes ambientes.
- Discuta as oportunidades e limitações que as intervenções de saúde digital trazem ao fornecer cobertura universal de saúde em países de alta, baixa e média renda.
- Reconhecer e abordar questões de ética e governança de dados relacionadas à saúde digital.
Semana 2:
No final da primeira semana, os participantes serão capazes de:
- Desenvolver estratégias estratégicas de resolução de problemas usando saúde digital para enfrentar os desafios no setor da saúde.
- Combine habilidades técnicas, analíticas e de rede para desenvolver e incorporar intervenções de saúde digital em uma abordagem sistêmica.
- Desenvolva e avalie ferramentas e estratégias digitais potenciais em diferentes ambientes (reconhecendo suas características, pontos fortes, pontos fracos e desempenho durante a implementação).
Métodos de aprendizagem
O curso é projetado em um modelo inovador - semelhante a hackathons e data sprints, geralmente a abordagem padrão para desenvolver habilidades técnicas. Na metodologia “sprint”, ao mesmo tempo que aprende conceitos básicos, o participante também pode adquirir e desenvolver competências aplicadas desenvolvendo projetos para resolver problemas reais de saúde. Nós encorajamos a alfabetização de dispositivos e corpus, alocando um tempo considerável para a preparação do curso, tutoriais ao vivo, laboratórios práticos e interação com parceiros, facilitadores e palestras principais.
Planejamos diferentes atividades para treinar o conhecimento teórico sobre saúde digital e ter uma visão geral das habilidades práticas necessárias para conceber, desenvolver, implementar e avaliar intervenções de saúde digital. Na Perspectiva de Aprendizagem Ativa, a principal característica deste curso é a estratégia “prática”, permitindo ao participante aplicar ao longo do curso os conhecimentos que está adquirindo em tempo real. A natureza do workshop da segunda semana é uma oportunidade de trabalhar em casos desafiadores de cenários reais.
Semana 1
Palestras com foco nos conceitos-chave do curso; Os tutoriais paralelos são sessões práticas que visam introduzir campos específicos de DH ou técnicas; Os laboratórios e o trabalho orientado são momentos em que os alunos têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam tentando resolver um problema prático.
Semana 2
Keynotes; Tutoriais paralelos; Os laboratórios e o trabalho orientado durante a segunda semana incluem um forte foco na aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridos durante a semana 1. Os participantes trabalham em grupos desenvolvendo uma proposta de intervenção digital de saúde para resolver um problema da vida real (de preferência problemas que os participantes enfrentam em suas casas países). Uma apresentação é feita no final da segunda semana com o esboço da proposta do projeto. Uma proposta escrita é submetida para exame na tarde de sexta-feira, após considerar os feedbacks recebidos sobre a apresentação.
Avaliação
Os participantes que desejam ser examinados e / ou obter os créditos são obrigados a realizar as atribuições do curso da seguinte forma:
Semana um: exame de livro aberto com uma combinação de questões de múltipla escolha e dissertativas.
Semana dois: Trabalho de grupo com foco no desenvolvimento de uma Intervenção Digital em Saúde (projeto). O exame está dividido em duas partes. Primeiro, o grupo faz uma apresentação no final da segunda semana, acrescida de um esboço por escrito de seu projeto de intervenção digital de saúde.
Aplicativo
Desenvolvemos o curso semipresencial “Perspectivas Globais em Saúde Digital”, voltado para profissionais de saúde em meio e seniores interessados em atualizar suas competências na área de saúde digital. Também visamos os profissionais que desejam incluir componentes de saúde digital nos programas / projetos que gerenciam em diferentes níveis de saúde (no Ministério da Saúde, ONGs, etc.). Por fim, também esperamos inscrições de jovens profissionais interessados em adicionar saúde digital a seus portfólios. Também apostamos na aprendizagem intergeracional, considerando a ampla gama de idades e origens dos participantes.
Critério de admissão
- Formação acadêmica pelo menos até o nível de bacharelado ou equivalente, em medicina, saúde pública ou outra área relacionada à saúde, como ciências da saúde, ciências ambientais, economia, bioestatística, ciências sociais ou enfermagem
- Dois anos de experiência profissional relevante, incluindo experiência profissional em ambientes de baixa e média renda.
- Proficiência em inglês falado e escrito
- Conhecimento de informática demonstrado pela capacidade de fazer upload de documentos eletrônicos de forma correta e independente no sistema de inscrição online.
- Motivação para o programa, demonstrada por uma carta de motivação explicando porque o candidato deseja seguir este curso específico.
Procedimento de aplicação
O pacote de inscrição deve ser entregue dois meses antes do início do curso.
Faça upload de sua inscrição online. Os seguintes documentos devem ser carregados:
- CV atualizado
- Uma carta de motivação de uma página
- Cópias de seus diplomas e relatórios de notas
- Um curriculum vitae atualizado e uma lista de publicações, se aplicável
O que esperamos de sua carta de motivação:
Indique em sua carta de motivação por que deseja seguir este curso específico, por que deseja fazer o curso em KIT Amsterdã, o que você espera aprender e como aplicará em seu trabalho as novas competências adquiridas com o curso, que tipo de benefícios isso trará para sua carreira futura, etc. Descreva um problema relevante que você enfrentou nos últimos dois anos e que gostaria de discutir durante este curso específico. Sua motivação deve ser cerca de ½-1 página. Por favor, não repita seu currículo novamente.
Este curso pode ser realizado individualmente, como módulo avançado do programa de Mestrado em Saúde Internacional (MIH).
Em cooperação com
Galeria
Admissões
Currículo
Content
O conteúdo do curso é:
- Definindo saúde digital, princípios e classificação
- Oportunidades e limitações para a saúde digital nos PRMBs
- Levantamento da demanda e viabilidade de soluções digitais de saúde
- Orientação sobre a implementação de intervenções digitais de saúde
Learning methods
O curso é elaborado em um modelo inovador – semelhante a hackathons e data sprints, muitas vezes a abordagem padrão para desenvolver habilidades técnicas. Na metodologia “sprint”, ao mesmo tempo em que aprende conceitos básicos, o participante também pode adquirir e desenvolver habilidades aplicadas desenvolvendo projetos para solucionar problemas reais de saúde. Incentivamos a alfabetização de dispositivos e corpus, dedicando tempo considerável à preparação do curso, tutoriais ao vivo, laboratórios práticos e interação com parceiros, facilitadores e palestras principais.
Planejamos diversas atividades para treinar conhecimentos teóricos sobre saúde digital e ter uma visão geral das habilidades práticas necessárias para conceber, desenvolver, implementar e avaliar intervenções de saúde digital. Utilizando a Perspectiva de Aprendizagem Ativa, a principal característica deste curso é a estratégia “hands-on”, permitindo ao participante aplicar durante o curso os conhecimentos que está adquirindo em tempo real. A natureza do workshop da segunda semana é uma oportunidade de trabalhar em casos desafiadores de cenários reais.
Week 1
Palestras com foco nos principais conceitos do curso; Tutoriais paralelos são sessões práticas destinadas a introduzir campos específicos de DH ou técnicas; Os laboratórios e trabalhos orientados são momentos onde os alunos têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam tentando resolver um problema prático.
Week 2
Palestras; Tutoriais paralelos; Os laboratórios e o trabalho orientado durante a segunda semana incluem um forte foco na aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridos durante a semana 1. Os participantes trabalham em grupos desenvolvendo uma proposta de intervenção digital em saúde para resolver um problema da vida real (de preferência problemas que os participantes enfrentam em suas casas países). Uma apresentação é feita no final da segunda semana com o esboço da proposta do projeto. A proposta escrita é submetida para exame na tarde de sexta-feira, após consideração dos feedbacks recebidos sobre a apresentação.
Assessment
Os participantes que desejarem ser examinados e/ou obter os créditos deverão realizar as tarefas do curso da seguinte forma:
Semana um: exame de livro aberto com uma combinação de questões de múltipla escolha e dissertativas.
Segunda semana: Trabalho de grupo com foco no desenvolvimento de uma Intervenção Digital em Saúde (projeto). O exame é dividido em duas partes. Primeiro, o grupo faz uma apresentação no final da segunda semana, complementada por um esboço escrito do seu projeto de intervenção digital em saúde.
Resultado do programa
Objectives
Week 1:
No final da primeira semana, os participantes serão capazes de:
- Explicar os princípios e conceitos da saúde digital, incluindo o efeito da saúde digital no comportamento de saúde e nos sistemas de saúde.
- Discutir as intervenções digitais de saúde como meios para enfrentar os desafios de saúde em diferentes ambientes.
- Discutir as oportunidades e limitações que as intervenções de saúde digital trazem ao mesmo tempo que proporcionam Cobertura Universal de Saúde em países de rendimento alto, baixo e médio.
- Reconhecer e abordar questões de ética e governança de dados relacionadas à saúde digital.
Week 2:
No final da primeira semana, os participantes serão capazes de:
- Desenvolver estratégias estratégicas de resolução de problemas usando a saúde digital para enfrentar os desafios no setor da saúde.
- Combine competências técnicas, analíticas e de rede para desenvolver e incorporar intervenções digitais de saúde numa abordagem sistémica.
- Desenvolver e avaliar potenciais ferramentas e estratégias digitais em diferentes ambientes (reconhecendo as suas características, pontos fortes, pontos fracos e desempenho durante a implementação).