Bacharel em Terapia Ocupacional
Saint Joseph University of Beirut
Informação chave
Localização do campus
Beirut, Líbano
Idiomas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
4 anos
Ritmo
Período integral
Propinas
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Prazo para inscrição
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Data de início mais cedo
Oct 2023
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Introdução
TERAPIA OCUPACIONAL: UM NOVO PROGRAMA NA UNIVERSIDADE DE SAINT-JOSEPH DE BEIRUTE
Carla Matta Abizeid , PhD, Professora Associada; Saint Joseph University , Instituto de Terapia Ocupacional, Campus de Inovação e Esportes (CIS), estrada de Damasco, BP 11-5076, Riad el Solh, Beirute 1107 2050, Líbano. E-mails: [email protected];
Terapia ocupacional (TO) é uma profissão de reabilitação necessária e distinta que ainda está surgindo no Líbano. Terapeutas ocupacionais têm que afirmar e promover o seu valor, bem como adequar suas abordagens às necessidades específicas, realidades e culturas da comunidade libanesa. O Instituto de Terapia Ocupacional (Institut d'ergothérapie - IET), em parceria com a Universidade de Montréal, se orgulha de participar deste esforço complexo usando abordagens pedagógicas que asseguram que seus graduados tenham tanto o conhecimento quanto as habilidades para levar a profissão adiante.
A NOVA CONTRIBUIÇÃO DE UNIVERISTA SÃO JOSEPH
Ao reconhecer a necessidade de maiores e melhores serviços de terapia ocupacional, a Faculdade de Medicina da Saint Joseph University criou o segundo programa de terapia ocupacional no Líbano, em colaboração com a Universidade de Montreal. O IET recebeu sua primeira coorte em setembro de 2016. A missão do IET é proporcionar uma experiência educacional baseada em competências e baseada em abordagens pedagógicas apoiadas por evidências (Dole, Bloom,
O novo USJ OT License Program visa atualizar a prática da terapia ocupacional em um paradigma ocupacional baseado em evidências que é complementar ao modelo biomédico. O programa é baseado em uma abordagem baseada em habilidades e o valor agregado do programa de TO na Saint-Joseph University é o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL). O PBL facilita e capacita os alunos a aplicarem o conhecimento a novas situações. Os alunos são confrontados com problemas contextualizados e mal estruturados e são solicitados a investigar, descobrir e justificar soluções significativas. (Duch, Groh
O QUE É TERAPIA OCUPACIONAL?
OT é uma profissão de saúde que ajuda pessoas de todas as idades a realizar suas atividades diárias como um meio terapêutico para permitir que seus clientes vivam sua vida de maneira independente e autônoma, não importando qual ferimento, doença ou incapacidade possa estar impedindo-os de fazê-lo. Quando as pessoas não são capazes de realizar suas ocupações por causa de um acidente, uma patologia, uma deficiência ..., quando não estão satisfeitas com a maneira como estão fazendo, ou quando existem barreiras ambientais, a terapia ocupacional permite encontrar maneiras diferentes ser capaz de viver a sua vida ao máximo e de se satisfazer com o modo como realizam suas ocupações.
POR QUE EU PRECISO DE TERAPIA OCUPACIONAL?
Quando você sofre um acidente ou uma condição de saúde, suas ocupações podem ser prejudicadas e interrompidas. Por exemplo, a artrite pode tornar as atividades mais fáceis, como vestir-se, difíceis por causa da dor que causa. Impactos cognitivos, como na doença de Alzheimer, podem afetar a memória e as habilidades organizacionais, o que pode impedir que os idosos permaneçam em casa com segurança. Os problemas de saúde mental podem impedir que as pessoas interajam efetivamente com outras pessoas, fazendo com que encontrem muitas barreiras ao procurar emprego ou morar sozinhas. OT capacita as pessoas para que elas possam se engajar e realizar as ocupações que são significativas e importantes para elas.
Em suma, um terapeuta ocupacional manterá a intervenção focada em suas necessidades e em seus valores e permitirá que você cumpra suas metas ocupacionais, independentemente de sua condição de saúde, incapacidade ou fatores de risco.
ONDE TRABALHAM OS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS?
Terapeutas ocupacionais trabalham em uma variedade de configurações, incluindo:
- Lar e Comunidade: Assistência domiciliar, consultórios particulares, conselhos de saúde, centros comunitários de saúde mental, clínicas…
- Instituições: Hospitais, centros de reabilitação, instituições de saúde mental, instituições correcionais, centros de recreação, escolas, universidades e faculdades e centros de pesquisa.
- Indústria e negócios: empresas, empresas de reabilitação, companhias de seguros e empresas de arquitetura.
- Governo: Todos os níveis de governo que assessoram nas áreas de promoção da saúde, prevenção / administração de deficiências, acessibilidade, planejamento profissional / saúde e desenvolvimento de programas de reabilitação internacional.
E SOBRE A TERAPIA OCUPACIONAL NO LÍBANO?
A terapia ocupacional como profissão remonta à primeira Guerra Mundial (Meyer, 1922). É uma disciplina de reabilitação baseada em evidências que visa promover a saúde de indivíduos e grupos, bem como a sua participação na sociedade, através do uso de ocupações e atividades como um "meio de ação e resultado" (Associação Canadense de Terapeutas Ocupacionais). , 2012, p. 2). No Líbano, a história institucional da terapia ocupacional é relativamente nova. Os primeiros praticantes do programa de terapia ocupacional se formaram na Universidade Libanesa em 2001, e a política (Lei 208) que rege o direito à prática está em vigor desde 2012 (Matta Abizeid, 2016).
A necessidade atual de serviços de terapia ocupacional para indivíduos libaneses com deficiências e suas famílias é indiscutível (Ghoussoub, El Hage, Moustapha, Moussa, Ibrahim
O currículo
O currículo do IET é um programa de dupla vertente: o objetivo acadêmico orientado para o domínio de habilidades científicas em aquisição e pesquisa, e o objetivo profissional orientado para as competências clínicas de cuidado e reabilitação. A ênfase é colocada no aprendizado prático das abordagens de reabilitação e readequação. Uma grande parte concentra-se em analisar as interações entre a pessoa, sua ocupação e o ambiente, a fim de trabalhar no sentido de uma autonomia ideal.
O currículo de terapia ocupacional tem como objetivo desenvolver habilidades para responder às necessidades de saúde, independência e qualidade de vida das pessoas no contexto do trabalho em um ambiente interprofissional.
O objetivo do repositório de treinamento de terapeutas ocupacionais é profissionalizar o caminho do aluno, que progressivamente constrói os elementos de sua competência através da aquisição de conhecimentos e habilidades, atitudes e comportamentos no contexto da terapia ocupacional.
O aluno é levado a se tornar um praticante autônomo, responsável e reflexivo, ou seja, um profissional capaz de analisar qualquer situação relacionada à saúde, tomar decisões dentro dos limites de seu papel e conduzir intervenções sozinho e em equipe interprofissional ou convocar a pessoa mais competente. Ele desenvolve recursos em conhecimentos teóricos e metodológicos, habilidades gestuais e habilidades interpessoais. Ele constrói seu portfólio de habilidades e prepara seu projeto profissional. Ele aprende a reconhecer suas emoções e usá-las com a distância profissional necessária. Ele desenvolve sua capacidade crítica e questionadora. Desenvolve a ética profissional permitindo-lhe tomar decisões informadas e atuar com autonomia e responsabilidade no campo de sua função, respeitando as regras da deontologia.
Exercido em raciocínio clínico e reflexão crítica, o profissional capacitado é competente, capaz de integrar rapidamente novos conhecimentos e sabe adaptar-se a diversas situações.
ADMISSÃO
- Admissão antecipada: estudo em arquivo
- Admissão regular: por vestibular
Duração dos estudos:
- Duração dos estudos: 4 anos
- Número de créditos: 240 créditos