
Mestrado in
Mestrado em Educação Continuada em Odontologia Restauradora Estética e Endodontia
Universidad Rey Juan Carlos

Informação chave
Selecione o local
Localização do campus
Madrid, Espanha
Idiomas
Espanhol, Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
2 anos
Ritmo
Período integral
Propinas
EUR 17.000
Prazo para inscrição
Solicitar Informações
Data de início mais cedo
Solicitar Informações
Introdução
A formação oferecida tem como objetivo formar dentistas competentes nas áreas de Odontologia Restauradora, Odontologia Estética e Endodontia, perfil muito exigido no mercado de trabalho atual. Este tipo de formação pós-graduada representa um contributo mais especializado para a formação adquirida durante a Licenciatura em Medicina Dentária e representa quase 80% dos tratamentos na prática clínica dentária regular. A formação adquirida permite aos licenciados prestar um serviço de saúde pública oral essencial à população.
Objetivos
No final do Mestrado o aluno deverá ser capaz de:
- Descrever corretamente a fisiopatologia das patologias e alterações dentárias, bem como o seu impacto no cuidado centrado no paciente.
- Indicar os materiais, instrumentos e procedimentos para cada situação clínica, tanto em Odontologia Restauradora como em Endodontia.
- Estabelecer diagnóstico e prognóstico de patologias e alterações dentárias de forma inclusiva utilizando os métodos diagnósticos indicados em cada situação.
- Desenhar um plano de tratamento adequado a cada paciente e a cada caso de acordo com o diagnóstico realizado, incluindo monitorização, manejo não operatório e tratamento invasivo. Além disso, levará em consideração o grau de dificuldade e o prognóstico da opção terapêutica escolhida.
- Comunicar de forma eficaz ao paciente o diagnóstico e as opções de tratamento, bem como o prognóstico esperado para selecionar o tratamento de acordo com o paciente.
- Coordenar, nos casos que o exijam, o tratamento interdisciplinar de casos complexos, tanto restauradores como endodônticos.
- Executar tratamentos restauradores com técnicas diretas e indiretas, incluindo casos complexos de reabilitação da dimensão vertical e estética, com fluxo digital e seguindo autonomamente os princípios da invasão mínima.
- Executar tratamentos de terapia pulpar vital, endodontia, endodontia, cirurgia periapical e reimplante/autotransplante com autonomia, critério clínico e com uma abordagem global e integrativa.
- Resolver situações de emergência em Endodontia, bem como acidentes e complicações decorrentes da terapia endodôntica na clínica real.
- Controlar a evolução dos tratamentos realizados, resolvendo os incidentes que surgem.
- Indicar as orientações de tratamento e acompanhamento nos diferentes traumatismos, bem como avaliar as possíveis complicações e estabelecer o seu manejo.
- Expor publicamente os casos clínicos realizados, explicando adequadamente o diagnóstico e procedimento terapêutico, analisando o procedimento com critérios científicos e clínicos e debatendo com outros profissionais sobre o caso realizado.
- Analisar criticamente publicações científicas e desenvolver um protocolo de pesquisa.
- Realizar e defender publicamente um projeto original de investigação de mestrado ou de revisão sistemática, cumprindo os requisitos metodológicos aplicáveis.
Admissões
Currículo
Duração e Desenvolvimento
- Meses: O curso tem a duração de 2 anos letivos.
- Carga horária: 600 horas letivas por ano letivo (60 ETCS/ano 120 ETCS no total).
Programa de Estudos
- Módulo 1. Noções básicas de Odontologia Restauradora e Endodontia Restauradora e Endodontia
- Módulo 2. Patologia Dentária
- Módulo 3. Terapêutica Endodôntica
- Módulo 4. Estética Odontológica Restauradora
- Módulo 5: Traumatologia Dentária
- Módulo 6: Prática Clínica em Odontologia Restauradora e Endodontia
- Módulo 7: Metodologia de Pesquisa
- Módulo 8. Dissertação de Mestrado
Avaliação
- Conteúdo teórico: No primeiro ano serão realizados dois testes correspondentes ao final de cada semestre. No segundo haverá um exame teórico único coincidente com o final do primeiro semestre. O conteúdo teórico não é removido. As questões serão abertas e resolverão casos clínicos uma vez que será valorizada a integração e aplicação de conhecimentos teóricos, bem como a capacidade crítica. A ponderação na nota final do conteúdo teórico será de 20% e os três testes deverão ser aprovados e a sua ponderação será semelhante.
- Práticas pré-clínicas: Estas práticas serão avaliadas continuamente através das tarefas atribuídas na sala de aula virtual e através das rubricas nas práticas em que são utilizadas. O peso na qualificação final das práticas pré-clínicas será de 15%.
- Práticas clínicas com pacientes: A avaliação destas práticas também será contínua. Será dada especial atenção à presença dos alunos, ao estado dos equipamentos e instrumentos, aos conhecimentos teóricos, ao tratamento do paciente e à quantidade e qualidade dos tratamentos realizados. O peso na nota final será de 35%.
- Apresentação de casos clínicos: Aproximadamente uma vez por mês deverão apresentar casos concluídos ou em fase de planejamento sempre que o docente responsável considerar oportuno. Cada aluno deverá apresentar no final do curso um caso clínico de Endodontia e outro de Odontologia Restauradora realizados durante o curso. Também precisarão da aprovação de um dos professores do curso para sua apresentação. Será obrigatório apresentá-lo no final do curso para aprovação. O seu peso na nota final será de 15%.
- Trabalho de investigação supervisionado (TFM): Cada aluno realizará um trabalho de investigação original ou de revisão, que deverá defender no final do 2.º ano, bem como nos Congressos que os docentes considerem oportunos. Todos os cases serão orientados por um dos professores do Título Próprio e não poderão ser exibidos ou publicados sem a sua aprovação. Será obrigatório apresentá-lo no final do curso para aprovação. O seu peso na nota final será de 15%.