Keystone logo
University of Rijeka Faculty of Medicine

University of Rijeka Faculty of Medicine

University of Rijeka Faculty of Medicine

Introdução

A Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka foi fundada em 1955 e cresceu nas últimas seis décadas como uma das instituições educacionais e científicas mais importantes reconhecidas na Croácia e no exterior.

Nosso corpo docente foi estabelecido por pessoas notáveis que estavam à frente de seu tempo. O estabelecimento foi iniciado por Andrija Štampar. Ele reuniu ex-professores e alunos de Zagreb, Viena, Pest e Praga, o que trouxe uma luz de diversidade, tolerância e liberdade de pensamento para a nossa região. A Faculdade está localizada em uma das partes mais antigas de Rijeka, no impressionante palácio dos irmãos Branchetta datado do início do século XX. O projeto do jovem arquiteto de Rijeka vencedor do concurso chama-se Aria e luce. Hoje, este edifício rodeado por um parque atraente é uma das mais belas faculdades da Universidade de Rijeka, e certamente mais além.

Em sinergia com nossas bases de ensino e a Universidade de Rijeka, formamos especialistas no campo da medicina e engenharia sanitária. Colaboramos estreitamente com a Faculdade de Estudos da Saúde e a Faculdade de Medicina Dentária e, em conjunto, educamos futuros médicos de medicina dentária e profissionais de saúde não médicos.

Somos os maiores e mais antigos constituintes da Universidade de Rijeka.

O maior valor do corpo docente são nossos alunos, professores e ex-alunos.

Os alunos da Faculdade de Medicina de Rijeka têm uma vida social ativa, organizam inúmeros eventos estudantis (Humanijada, Bal medicinara, Kapi života…) e não se atrasam no trabalho científico e profissional, o que é evidente através da organização de numerosos eventos científicos e conferências profissionais. O Sindicato Estudantil, FOSS, CroMSIC, EMSA dão aquele sopro especial e muito necessário de vida estudantil que é quase tão valioso quanto a parte educacional que nossos professores fornecem.

Por fim, nossos professores ... Fazer parte do corpo docente que é grande o suficiente para ser significativo, mas pequena o suficiente para permanecer independente - essa é a vantagem de estudar e trabalhar em nosso corpo docente. Nossos professores reconhecem seus alunos nos corredores, na rua e na cidade, o que dá uma sensação de abordagem direta, pessoal e individualizada aos alunos. Também estamos orgulhosos de nossos ex-alunos! Os ex-alunos de nosso corpo docente são prestadores de serviços de saúde no Clinical Hospital Center Rijeka, na maior parte do sudoeste da Croácia, mas também além. Muitos deles são especialistas reconhecidos no exterior que trabalham em hospitais e centros de pesquisa de prestígio na Europa e nos EUA. Temos o prazer de continuar em contato com eles por meio da Associação de Ex-alunos do Corpo Docente.

Convido-vos ao nosso corpo docente para estudar, trabalhar e deliciar-se com “Mais ideja - Mais ideias”!

reitor

Professor Associado Goran Hauser, MD, PhD

Missão

A Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka é uma instituição pública de formação e científica, cuja missão é a formação de estudantes de medicina, medicina dentária e engenharia sanitária, com o objetivo de adquirir os conhecimentos e competências necessários à prevenção de doenças, à manutenção e melhorar a saúde, bem como a saúde e reabilitação dos pacientes. O processo educativo está intimamente ligado à investigação científica na área científica da biomedicina e da saúde, mas também nas áreas científicas interdisciplinares, cujos resultados e descobertas se integram necessariamente no processo educativo, com o propósito de um desenvolvimento vitalício e sustentável da sociedade Vivemos no.

Visão

A visão da Faculdade de Medicina é a de um desenvolvimento contínuo, com o intuito de situar-se, no meio local e internacional, como uma instituição de ensino superior claramente reconhecível e competitiva, estreitamente ligada e adaptada às solicitações do local e mais amplo. comunidade. O conceito de desenvolvimento estratégico é a formação de colaboradores que serão reconhecidos pelos conhecimentos e competências adquiridos alicerçados principalmente no resultado da aprendizagem, com melhoria contínua da qualidade em todas as áreas de trabalho. Neste contexto, a Faculdade irá estreitar-se ainda mais com as principais instituições locais e internacionais da área da saúde, ensino superior e ciências, de forma a garantir aos seus alunos, docentes e demais colaboradores, condições para uma prosperidade profissional ainda melhor. , que contribuirá para o futuro desenvolvimento da Faculdade, da Universidade e da sociedade em que vivemos. Na área do trabalho de investigação científica, vemos a Faculdade como um centro científico de investigação biomédica e interdisciplinar, de acordo com o conceito europeu de „ smart specializations “, cada vez mais orientadas para uma ciência aplicada e aplicável, especialmente no campo da investigação da tradução em medicina, bem como o ponto de partida para a introdução de conhecimentos científicos modernos na prática médica diária.

Uma breve história da Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka

A Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka foi inaugurada em 1955. No entanto, a tradição da práxis médica inovadora e de alta qualidade da região de Rijeka é muito mais antiga e baseada na contribuição de Giovanni Battista Cambieri (1754-1838), que se ocupou com a «doença de Scherlievo»; Saverio Graziano (1702-1780), autor do trabalho científico sobre terapia à base de mercúrio; Antonio Felice Giacich (1813-1898), autor do livro didático de medicina naval; Georg Catti (1849-1923), o inventor de pinças rinolaringológicas especiais; Antonio Grossich (1849-1926), que introduziu uma nova forma de desinfecção do campo operatório com tintura de iodo; Lionello Lenaz (1872-1939), o teórico de neurologia e hematologia; Viktor Finderle (1902-1964), o inventor do aspirador; Valter Rukavina (1896-1972), um especialista mundial em brucelose, assim como de muitos outros médicos e da alta consciência sanitária em geral.

Em 17 de setembro de 1954, o Conselho Nacional de Rijeka e o Conselho de Saúde Pública e Política Social enviaram ao Conselho da Faculdade de Medicina de Zagreb um relatório da reunião com a presença do reitor da Faculdade de Medicina de Zagreb, Prof. Dr. Andrija Štampar e o presidente do Conselho Nacional de Rijeka Edo Jardas com assistentes e deputados dos serviços de saúde. Na ocasião, foi acatada a sugestão da Faculdade de Medicina de Zagreb de estabelecer a sua sucursal em Rijeka e nomeada a comissão encarregada de implementar esta iniciativa. Os preparativos foram feitos no final de 1954 e início de 1955. Os edifícios da Fundação Branchetta Brothers foram predeterminados para os institutos pré-clínicos e a administração; um andar e um salão para 100 alunos deveriam ser construídos, e palestras clínicas deveriam ser realizadas nos edifícios existentes do hospital. Os chefes dos departamentos do hospital deveriam ensinar e obter diplomas de professor (habilitate) regularmente, e professores de Zagreb e de outras universidades iugoslavas eram convidados para ensinar disciplinas não clínicas. Na sessão parlamentar de 12 de julho de 1955, foi aprovada a ata de fundação da Faculdade de Medicina de Rijeka pertencente à Universidade de Zagreb. O início foi marcado para o ano letivo de 1955/56. Na reunião da Faculdade de Medicina de Zagreb no dia 13 de julho de 1955, o Prof. Dr. Silvije Novak foi eleito professor titular e reitor em exercício da recém-fundada Faculdade de Medicina de Rijeka.

O Conselho Nacional de Rijeka entregou ao corpo docente os edifícios da Fundação Branchetta Brothers em 20-22 Olga Ban Street, juntamente com 14 milhões de dinares em 19 de julho de 1955. O corpo docente recebeu outros 15 milhões de dinar do Conselho Executivo do Povo República da Croácia. Em meados de agosto, o Dr. Mato Gržeta tornou-se o primeiro secretário do corpo docente. No final de outubro, o Conselho da Faculdade de Medicina de Zagreb elegeu os primeiros professores: S. Novak e Z. Kučić (medicina interna), J. Komljenović (cirurgia clínica), A. Medanić (cirurgia geral), D. Perović (ginecologia ), Z. Sušić (neuropsiquiatria), F. Jelašić (neurologia), T. Dujmušić e J. Bakotić (otorrinolaringologia), A. Filipović (oftalmologia), B. Cvitanović (higiene e medicina social). O prédio da Fundação Branchetta foi examinado e as salas foram alocadas no início de novembro de 1955. O reitor em exercício, Prof. Dr. Silvije Novak, deu a palestra introdutória, “O significado da medicina interna hoje”, na Prefeitura de 21 de novembro de 1955 para seis alunos do quinto ano e doze formandos, para muitos professores e indivíduos ilustres de Rijeka e Zagreb. Esse foi o início oficial do primeiro ano acadêmico na faculdade mais antiga de Rijeka. No dia 23 de abril de 1957, o Conselho Universitário de Zagreb enviou ao Conselho Parlamentar da República uma sugestão para que a Faculdade de Medicina de Rijeka se tornasse independente e permitisse a inscrição de 80 alunos no primeiro semestre, que começaria no outono. As aulas para o quarto, quinto e sexto ano deveriam continuar, enquanto o segundo e terceiro anos seriam organizados gradualmente. No dia 20 de junho de 1957, o Conselho Executivo da República proclamou a independência da Faculdade de Medicina de Rijeka e aprovou a cota de admissão de 100 alunos. Foi assim que a Faculdade de Medicina de Rijeka se tornou a primeira faculdade na Croácia fundada fora de Zagreb.

Locais

  • Rijeka

    Braće Branchetta 20, 51000 Rijeka, Primorje-Gorski Kotar County, Croatia, 51000, Rijeka

    Perguntas