Escolas e Universidades no Portugal

Melhores Escolas e Universidades no Portugal 2018

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16 Resultados em Portugal

Atlântica

Mestrado Portugal Barcarena October 2018

História A Atlântica nasceu em 1996 como instituição de interesse público, que procurava ser uma referência orientada para a criação, transmissão e difusão do saber, da ciência e da tecnologia através da articulação do estudo, do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental. Administrada pela E.I.A.— Ensino, Investigação e Administração S.A., entidade instituidora criada em 1993 com o objetivo de desenvolver uma instituição de ensino superior de qualidade, … [+] reconhecida pela capacidade de formar profissionais de excelência para o mercado de trabalho, teve na sua base professores universitários, investigadores, instituições financeiras, grupos institucionais, empresas de serviço e de estudos, e a Câmara Municipal de Oeiras, que até 2014 se manteve como a principal acionista. Em 1996 tiveram início as primeiras licenciaturas na área da Gestão, Ambiente, Território, TIC e Gestão em Saúde e em 2001 foi criada a Escola Superior de Saúde Atlântica. Desde então, a Atlântica tem alargado os seus interesses científicos e consolidou as suas vertentes de ensino e investigação. ​Em 2014, a Empresa Carbures adquire 87% do capital social da E.I.A., manifestando o propósito de contribuir para uma alteração do ensino superior em Portugal, pelo fomento da ligação entre indústria — estabelecimento de ensino superior universitário — investigação, concretizado através da criação de um pólo tecnológico de desenvolvimento da área das engenharias de materiais e das ciências das engenharias aeronáuticas — seu core business. ​Esta colaboração permitirá transferir conhecimento da Empresa para a Universidade, numa relação biunívoca, formar licenciados, mestres e doutores, futuros profissionais, com competências realmente úteis à empresa, mas também permitirá à Instituição universitária apoiar a empresa em projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico. Através deste novo modelo de ensino que privilegia a devida integração instituição universitária / empresa, áreas de conhecimento transversais e complementares (saúde, ciências empresariais, tecnologias de informação, engenharia), e um forte investimento em investigação que origine inovação aplicada, a Atlântica marca a diferença no ensino superior em Portugal, privado e público.​ A Atlântica permite aos alunos uma aprendizagem e investigação de elevada qualidade, com uma formação especializada, integrada com a realidade das empresas, e desta forma, maior empregabilidade. Hoje a Atlântica pretende distinguir-se e ser um valioso instrumento de progresso universitário em Portugal. [-]


Instituto Piaget

Bacharel Mestrado Diploma Portugal Almada Vila Nova de Gaia Viseu Silves Santo André October 2018 +4 mais

INSTITUTO PIAGET O Instituto Piaget é uma conceituada Instituição de Ensino Superior privada portuguesa, inspirada nos ensinamentos do célebre psicólogo suíço, Jean Piaget. A sua vasta oferta formativa inclui licenciaturas, mestrados e pós-graduações, em diversas áreas, para além de muitos outros cursos de valorização profissional e pessoal. Uma inata vocação internacional Fundado em 1979, a qualidade inovadora dos seus métodos de ensino e a elevada reputação dos milhares de pr… [+] ofissionais que formou, permitiram a sua rápida expansão por todo o território nacional e, também, além-fronteiras. Hoje, o Instituto Piaget encontra-se presente em 6 países de 3 continentes – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, para além dos seus 4 Campi distribuídos pelo território português. Em Portugal, o Instituto Piaget tem vindo a tornar-se, cada vez mais, uma instituição de referência para os estudantes internacionais. Estes estudantes, provenientes das mais diversas origens (muitos dos quais através do Programa Erasmus+), perfazem já, no corrente ano letivo, cerca de 20% da totalidade dos seus alunos. Para esta procura muito contribui a ampla aceitação dos diplomas do Instituto Piaget pelas instituições da União Europeia e de todo o Mundo. Ensino de proximidade, formação de Excelência Fazem parte da visão e dos valores da instituição a Excelência na formação – traduzida nas elevadas taxas de Empregabilidade de todos os seus cursos – e o ambiente de grande proximidade e familiaridade que se vive nos seus Campi, entre alunos, professores e funcionários. O Instituto Piaget coloca a pessoa humana, em toda a sua diversidade e complexidade, no centro de toda a sua atividade. Por isso, desde o primeiro contacto até depois de concluída a sua formação, cada aluno do Instituto Piaget é acompanhado por uma equipa multidisciplinar, empenhada em assegurar o seu sucesso académico e o seu máximo bem-estar. Os estudantes internacionais são alvo de especial cuidado pelas nossas equipas, multiplicando-se os apoios especiais prestados com o objetivo de assegurar uma integração fácil e rápida, em todos os aspetos da sua experiência académica: ensino da Língua Portuguesa, alojamento, formalidades de candidatura e matrícula, etc. Os Campi: 4 cenários para uma experiência memorável Os 4 Campi do Instituto Piaget, em Portugal, foram concebidos e equipados para formar cidadãos notáveis e profissionais de Excelência. Estão integrados em regiões do País muito diversas – cada uma delas com um mundo diferente para oferecer aos seus visitantes: Almada – Com a eterna Lisboa no outro lado do rio O Campus de Almada está situado junto a um nó de transportes ferroviários e rodoviários, que o coloca a 10 minutos da deslumbrante capital portuguesa, Lisboa, e das irresistíveis praias da Costa de Caparica. Equipamentos: Aula Magna • Anfiteatros • Laboratórios • Salas de Música • Sala de videoconferência • Sala de audiovisuais • Salas de expressão corporal • Sala de Informática • Biblioteca • Livraria • Ginásio coberto • Pavilhão polidesportivo • Pista de atletismo • Pista de saltos • Bar • Refeitório • Galeria de Arte • Teatro de bolso • Espaço Wireless nas zonas públicas • Parque de estacionamento. Vila Nova de Gaia – Junto ao destino da moda: o Porto O centro histórico da cidade do Porto, classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, fica a escassos minutos deste Campus, cuja região se tornou, recentemente, um destino mundial em voga para milhares de turistas de todo o Mundo. Equipamentos: Auditório • Anfiteatros • Laboratórios • Salas de Música • Salas técnicas de Fisioterapia e Enfermagem • Sala de Anatomia • Sala de Informática • Biblioteca • Livraria • Gabinete médico • Bar • Refeitório • Espaço Wireless nas zonas públicas • ATM • Parque de estacionamento • Serviço de transfer. Viseu – O encanto do interior com um toque moderno Viseu oferece todos os atrativos de uma vibrante cidade moderna inserida numa bela região interior, tranquila e plena de tradições intemporais. Este Campus dispõe de Residência para estudantes. Equipamentos: Aula Magna • Anfiteatros • Laboratórios • Salas de Música • Sala de videoconferência • Sala de audiovisuais • Salas técnicas de Fisioterapia e Enfermagem • Sala de Anatomia • Sala de Informática • Biblioteca • Livraria • Ginásio coberto • Pavilhão gimnodesportivo • Gabinete médico • Bar • Refeitório • Espaço Wireless nas zonas públicas • ATM • Parque de estacionamento. Residência para Estudantes: quartos duplos e individuais; acesso a cozinha; vigilância 24h; parque de estacionamento Silves – A história e as praias do Algarve A cidade histórica de Silves, que já foi capital do reino mouro do Algarve, é hoje o palco perfeito para estudar, bem perto das suas praias mundialmente famosas. Equipamentos: Auditório • Anfiteatros • Laboratórios • Salas técnicas de Fisioterapia e Enfermagem • Sala de Informática • Biblioteca • Livraria • Reprografia • Bar • Refeitório • Espaço Wireless nas zonas públicas • Parque de estacionamento. [-]


Instituto Politécnico de Santarém

BSc Portugal Santarem October 2018

Apresentação e Estatutos O IPSantarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro … [+] de referência internacional. Foi criado, em 26 de Dezembro de 1979, pelo Decreto Lei n.o 513 T/79. No início, compreendia a Escola Superior Agrária de Santarém e a Escola Superior de Educação de Santarém. No final de 1985, foi criada a Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém. Em 1986, foi integrada no Instituto a Escola Superior de Tecnologia de Tomar que, em 1997, deu origem ao Instituto Politécnico de Tomar. Em 1997, foi criada a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e em 2001 foi integrada a Escola Superior de Saúde de Santarém. O IPS é reconhecido como pólo de desenvolvimento e uma referência na formação, na cultura e na investigação desenvolvidas na região, criado na década de 70, integra actualmente cinco Escolas Superiores, quatro na cidade de Santarém e uma na cidade de Rio Maior. Integrados no Instituto estão também os Serviços de Acção Social, que disponibilizam aos estudantes alojamento, bolsas de estudo, cantinas, apoio médico, bem como de um conjunto de instalações desportivas para a prática de diferentes modalidades, algumas extensivas à comunidade escalabitana. O IPSantarém promove a cooperação institucional bem como a mobilidade efectiva de todos os seus agentes, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e na comunidade de países de língua portuguesa. Participa em actividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimentos, assim como de valorização económica do conhecimento científico, e assegura as condições para que todos os cidadãos devidamente habilitados possam ter acesso ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida. [-]


ISCTE Business School – Instituto Universitário de Lisboa

Mestrado em Ciências Portugal Lisboa EUA Orlando October 2018

Mensagem do DeanBem-vindo ao ISCTE Business School.IBS é uma escola pioneira no ensino de gestão e ciências empresariais, e a primeira onde esta era uma área autônoma em oposição a um assunto ensinado no campo da economia. Os links para o mundo corporativo são uma característica distintiva da nossa Escola. Desde o início, a IBS confiou no apoio de professores convidados do mundo empresarial cuja colaboração forneceu contribuições valiosas para nossos currículos. Portanto, não … [+] é surpreendente que, independentemente do ambiente econômico, sucessivas gerações de estudantes tenham desfrutado de taxas de empregabilidade próximas de 100%. Mais importante ainda, as empresas reconhecem a alta qualidade do treinamento oferecido aos alunos do IBS e essa confiança é impulsionada pelo volume e pela excelência da pesquisa produzida por nossos professores e pesquisadores. A internacionalização é a segunda característica distintiva da nossa Escola. Não só o IBS ensina cursos em parcerias com universidades da Ásia, África e América do Sul, mas, no âmbito da universidade portuguesa, a IBS também foi pioneira na criação de um escritório de apoio para estudantes Erasmus. Este modelo, que funciona em conjunto com universidades em todo o mundo, atraiu tantos estudantes estrangeiros que não conseguimos alcançar a reciprocidade total, apesar do crescente número de estudantes do IBS que se beneficiam de uma experiência de treinamento no exterior. A capacidade de trabalhar em um cenário internacional é claramente demonstrada pelo número de Alumni que trabalham no exterior, muitos dos quais ocupam cargos de liderança em empresas multinacionais. A inovação eo empreendedorismo são a terceira característica distintiva da nossa Escola. A inovação pedagógica levou à atualização dos programas, bem como a introdução de novos métodos de ensino; estes incluem o desenvolvimento de estudos de caso e suporte de software para gerenciamento e instrumentos de ensino à distância. Não é por acaso que muitos textos de referência nos vários campos de gestão foram escritos pela faculdade IBS. Por último, deve ser feita uma menção especial ao relacionamento estreito que o corpo docente e a equipe do IBS desenvolvem com nossos alunos e a preocupação com seu bem-estar, pois este é um fator decisivo para o alto desempenho acadêmico de nossos alunos. O rigor intelectual na sala de aula, a promoção do trabalho em equipe e a exposição a estudos de caso reais permitem ao IBS criar valor para os nossos alunos e garantir que contribuam positivamente para o desenvolvimento da comunidade nacional e global.José Paulo Esperança Dean ISCTE Business SchoolInstalações da escola de negócios ISCTEISCTE Business School do ISCTE IUL oferece aos seus alunos um ótimo ambiente para aprender, bem como oportunidades para relaxar. Além dos auditórios e salas de aula onde os alunos fazem suas aulas, existem muitas salas de estudo privadas e grupais onde o estudo pode ser conduzido. O campus também abriga cinco cafés / bares, dois restaurantes e muitos espaços para relaxar. Internet Wi-Fi está disponível, para estudantes do IBS, em todo o campus.A biblioteca IBS fornecida pelo ISCTE IUL oferece um serviço a todos os estudantes da Universidade - com livros nos campos de Estudos Empresariais, Ciências Sociais e Ciências Tecnológicas. A coleção consiste em cerca de 80.000 títulos (incluindo monografias, obras de referência, teses e dissertações) e 30.000 periódicos disponíveis em papel e digitalmente. O Financial Lab fornece uma coleção abrangente de bases de dados financeiras e fontes de informação, incluindo Bloomberg, Reuters Xtra / Knowledge, Compustat, Datastream / Worldscope, Thomson One Banker, CRSP, Eventus e WRDS. Os alunos têm acesso a excelentes ferramentas bibliográficas on-line, como a Biblioteca de Conhecimento Online (com mais de 16 mil jornais científicos em texto completo) Web of Knowledge e JSTOR (Coleções de Negócios, Matemática e Estatística) e ABI / Inform Global. [-]


Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestrado Portugal Vila Real October 2018

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sedeada em Vila Real, mais conhecida por UTAD, é uma instituição orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência. Situada numa região em desenvolvimento, fomenta o empreendedorismo, em estreita relação com a comunidade, seus organismos, instituições e tecido empresarial, aprofunda o conhecimento científico, desenvolve tecnologia e promove a inovação, procurando responder aos problemas e desa… [+] fios de âmbito global, nacional e regional. Instalada num eco-campus que integra um dos maiores Jardins Botânicos da Europa, possui instalações modernas, bibliotecas, laboratórios, serviços on-line, equipamentos desportivos e oferece múltiplas oportunidades nos campos desportivo e cultural, acessíveis aos seus estudantes, docentes e investigadores e demais trabalhadores, bem como à comunidade em geral. Dispõe de Serviços de Ação Social que primam pela excelência, permitindo o acesso a bolsas de estudo, residências universitárias modernas, cantinas, restaurantes, salas de informática, e apoio nas áreas da medicina, psicologia e nutrição. Os estudantes da UTAD são ativos importantes na vida académica. A história da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) começa a desenhar-se em 6 de junho de 1973, data em que se apreciou uma proposta que mencionava já a criação do então Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR). Menos de um ano depois, em 2 de março de 1974, tomava posse a primeira comissão instaladora deste Instituto, e em 2 de dezembro de 1975 tinha início o primeiro ano letivo, com os cursos de bacharelato em Produção Vegetal, Produção Animal e Produção Florestal. Em 14 de setembro de 1979, o IPVR foi elevado a Instituto Universitário, adotando a designação de Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD). Menos de 10 anos de depois, em face do reconhecimento da sua intensa atividade nos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, ascendeu à categoria de Universidade, a 22 de Março de 1986. Estava assim criada a UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Embora sendo uma das universidades mais jovens do país ganhou, no panorama universitário nacional e internacional, um espaço reconhecido como centro académico de inovação e qualidade, com uma visão estratégica para o futuro que contempla também o desenvolvimento da região onde está integrada. A preocupação com o desenvolvimento regional tem vindo a ser sobretudo focada na transferência do conhecimento, com efeito na competitividade e atratividade dos territórios, de que são exemplos o Parque de Ciência e Tecnologia - “Regia Douro Park” -, e o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho, mas também na criação de espaços de pré-incubação de empresas, incentivando o empreendedorismo e promovendo as ligações ao mundo empresarial como fonte potencial de inserção dos estudantes no mercado de trabalho. O plano estratégico para o quadriénio 2017-2021, assumiu uma ambição de se renovar, potenciar todos os seus recursos e reafirmar o seu papel como instituição de referência e agente de coesão territorial. Mas, afirmando-se também como Eco-Universidade, funcionando num eco-campus com gestão ambiental exemplar, onde podem ser observadas espécies vindas dos quatro cantos do mundo. Os estudantes, oriundos de mais de 40 países dispõem de um vasto leque de cursos ministrados em quatro escolas de natureza universitária - Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências e Tecnologia e Ciências da Vida e do Ambiente -, e uma escola de natureza politécnica - Escola Superior de Saúde -, bem como de um amplo conjunto de infraestruturas de qualidade. A oferta educativa inclui os cursos conferentes de grau académico promovidos e coordenados pelas Escolas, nomeadamente 32 de 1º ciclo, 3 de mestrado integrado, 41 de 2º ciclo (mestrado) e 19 de 3º ciclo (doutoramento). O Colégio Doutoral, unidade transversal de ensino e investigação, assume a coordenação das atividades de ensino e investigação ao nível doutoramento e formação avançada, em estreita articulação com as Escolas e os centros de investigação A UTAD acolhe também seis centros de investigação e oito polos de centros de investigação das Universidades de Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa, Minho e Porto, reconhecidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O QUE NOS DISTINGUE A primeira instituição de ensino superior do interior Norte de Portugal; Nasceu como escola Politécnica agrária em 1973 e cresceu como Universidade, oferecendo hoje cerca de 100 formações de licenciatura, mestrado e doutoramento; Desenvolve investigação e promove a valorização do conhecimento e a inovação, através de centros de investigação inseridos na rede nacional e com amplas ligações internacionais; Cimentou a relação com a cidade de Vila Real e toda a região, envolvendo-se intensamente no seu desenvolvimento; Transformou uma antiga exploração agrícola num campus que é um dos maiores jardins botânicos da Europa, onde podemos observar espécies vindas dos quatro cantos do mundo; Possui instalações modernas, bibliotecas, laboratórios, serviços on-line, equipamentos desportivos e oferece múltiplas oportunidades no campo desportivo e cultural; É um ecossistema de aprendizagem feito de saberes pluridisciplinares e uma escola que preza as relações de proximidade entre os mais de 500 professores e os 7000 estudantes oriundos de Portugal e de cerca de 40 países; Está numa cidade segura, com fáceis ligações ao país e estrangeiro, e com elevada qualidade de vida; Oferece Serviços de Ação Social que primam pela excelência, com residências universitárias modernas, cantinas, restaurantes, sala de informática, acesso a bolsas de estudo e apoio nas áreas da medicina, psicologia e nutrição; Trabalha em rede com as universidades de Portugal, da Europa e do Mundo, integrando vários consórcios e promovendo ativamente projetos em parceria. 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Universidade de Évora

Mestrado Portugal Évora October 2018

Missão A Universidade de Évora é uma das universidades do sistema de ensino superior público português e, por conseguinte, tem por missão A produção de conhecimento através da investigação científica e artística, a experimentação e o desenvolvimento tecnológico e humanístico; A socialização do conhecimento, proporcionando à população estudantil tradicional bem como à população laboral, a qualificação académica através de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, de … [+] cursos de formação ad hoc e da formação informal ao longo da vida; A transmissão do conhecimento à comunidade com vista à inovação e à competitividade empresarial, bem como à modernização dos serviços públicos e ao desenvolvimento social e cultural da comunidade no seu todo; Visão A Universidade de Évora perspectiva-se relativamente à Região em que se insere, o Alentejo, elegendo-a como alvo preferencial do seu esforço de socialização do conhecimento, à Europa comunitária com a qual partilha idênticos valores humanos, culturais e científicos, às regiões vizinhas com as quais prioritariamente estabelecerá parcerias estratégicas, e aos países lusófonos aos quais procurará estender a sua missão, não esquecendo, ao mesmo tempo, que a preparação dos estudantes deve, sempre, ter em consideração o “mundo” global em que hoje vivemos. Valores A Universidade de Évora adopta o princípio do livre exame, tal como o definiu Henri Poincaré, na prossecução das tarefas que decorrem da sua missão “o pensamento não se deve submeter nem a um dogma, nem a um partido, nem a uma paixão, nem a um interesse, nem a uma ideia pré-concebida, nem a qualquer outra coisa que não seja a si próprio, visto que, submeter-se, seria o mesmo que deixar de existir ” São ainda valores intrínsecos da Universidade de Évora: O respeito pela dignidade humana; A liberdade académica; O mérito individual; O rigor na execução de quaisquer tarefas; A democraticidade subjacente à decisão; A ausência de discriminação social, étnica ou confessional. BREVE HISTÓRIA DA UÉ A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Após a fundação da Universidade de Coimbra, em 1537, fez-se sentir a necessidade de uma outra universidade que servisse o sul do país. Évora, metrópole eclesiástica e residência temporária da Corte, surgiu desde logo como a cidade mais indicada. Ainda que a ideia original de criação da segunda universidade do Reino, tenha pertencido a D. João III, coube ao Cardeal D. Henrique a sua concretização. Interessado nas questões de ensino, começou por fundar o Colégio do Espírito Santo, confiando-o à então recentemente fundada Companhia de Jesus. Ainda as obras do edifício decorriam e já o Cardeal solicitava de Roma a transformação do Colégio em Universidade plena. Com a anuência do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis de Abril de 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a leccionar todas as matérias, excepto a Medicina, o Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico. A inauguração solene decorreu no dia 1 de Novembro desse mesmo ano. Ainda hoje, neste dia se comemora o aniversário da Universidade, com a cerimónia da abertura solene do ano académico. As principais matérias ensinadas eram Filosofia, Moral, Escritura, Teologia Especulativa, Retórica, Gramática e Humanidades, o que insere plenamente esta Universidade no quadro tradicional contra-reformista das instituições católicas europeias do ensino superior, grande parte das quais, aliás, controladas pelos jesuítas. No reinado de D. Pedro II, viria a ser introduzido o ensino das Matemáticas, abrangendo matérias tão variadas, como a Geografia, a Física, ou a Arquitectura Militar. O prestígio da Universidade de Évora durante os dois séculos da sua primeira fase de existência confundiu-se com o prestígio e o valor científico dos seus docentes. A ela estiveram ligados nomes relevantes da cultura portuguesa e espanhola, dos quais importa ressaltar, em primeira linha, Luis de Molina, Teólogo e moralista de criatividade e renome europeu. Em Évora, foi doutorado um outro luminar da cultura ibérica desse tempo, o jesuíta Francisco Suárez, depois professor na Universidade de Coimbra. Aqui ensinou durante algum tempo Pedro da Fonseca, considerado o mais importante filósofo português quinhentista, célebre pelo esforço de renovação neo-escolástica do pensamento aristotélico. Apesar das tentativas de modernização e abertura ao novo espírito científico, que caracterizam a Universidade setecentista, há que reconhecer, contudo, que, a exemplo da sua irmã mais velha de Coimbra, o seu esforço não se traduziu numa efectiva abertura dos espíritos às necessidades dos tempos novos. Não obstante o alto valor individual de numerosos docentes, o sistema de ensino como um todo, revelou-se desajustado e antiquado. Évora participou, assim, na tendência global de virar costas à Europa transpirenaica, que caracterizou a generalidade das elites e instituições culturais ibéricas do Antigo Regime. Quando a conjuntura política e cultural de meados do século XVIII se começou a revelar hostil aos jesuítas, não admira que a Universidade de Évora se tenha facilmente transformado um alvo da política reformadora e centralista de Pombal. Em 8 de Fevereiro de 1759 - duzentos anos após a fundação - a Universidade foi cercada por tropas de cavalaria, em consequência do decreto de expulsão e banimento dos jesuítas. Após largo tempo de reclusão debaixo de armas, os mestres acabaram por ser levados para Lisboa, onde muitos foram encarcerados no tristemente célebre Forte da Junqueira. Outros foram sumariamente deportados para os Estados Pontifícios. A partir da Segunda metade do século XIX, instalou-se no nobre edifício henriquino o Liceu de Évora, ao qual a rainha Dona Maria II concedeu a prerrogativa do uso de "capa e batina", em atenção à tradição universitária da cidade e do edifício. Em 1973, por decreto do então ministro da Educação, José Veiga Simão, foi criado o Instituto Universitário de Évora que viria a ser extinto em 1979, para dar lugar à nova Universidade de Évora. ESCOLAS, IIFA E DEPARTAMENTOS As Escolas, compostas por Departamentos e o Instituto de Investigação e Formação Avançada são Unidades Orgânicas da Universidade Escola de Artes Departamento de Arquitectura Departamento de Artes Cénicas Departamento de Artes Visuais e Design Departamento de Música Escola de Ciências e Tecnologia Departamento de Biologia Departamento de Desporto e Saúde Departamento de Engenharia Rural Departamento de Física Departamento de Fitotecnia Departamento de Geociências Departamento de Informática Departamento de Matemática Departamento de Medicina Veterinária Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento Departamento de Química Departamento de Zootecnia Escola de Ciências Sociais Departamento de Economia Departamento de Filosofia Departamento de Gestão Departamento de História Departamento de Linguística e Literaturas Departamento de Pedagogia e Educação Departamento de Psicologia Departamento de Sociologia Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus Departamento de Enfermagem Instituto de Investigação e Formação Avançada [-]


Polytechnic of Leiria

Mestrado Portugal Leiria October 2018

Politécnico de Leiria Sabia que estudantes de mais de 60 países diferentes já escolheram o Politécnico de Leiria como sua primeira opção de estudos? Descubra as razões que caracterizam Portugal como um destino perfeito e por que estudar no Politécnico de Leiria pode ser uma experiência que poderá mudar a sua vida. Factos & Dados 5 Campus em 4 cidades diferentes +1000 Estudantes Internacionais + 250 em Mobilidade Internacional + 60 Nacionalidades Diferentes + 350 Acord… [+] os de Cooperação Internacional Razões para estudar no Politécnico de Leiria #1 Região Segura Portugal é o ponto de encontro entre os seus monumentos, as suas praias e sua gastronomia. A região de Leiria, onde se insere o Politécnico de Leiria, não foge à regra: Top 5 das melhores cidades do país para se viver; Região de grande dinamismo económico com elevada taxa de empregabilidade; Património cultural e potencial turístico; Taxas das mais económicas da Europa. #2 Politécnico de Leiria, Inovador e Dinâmico Uma instituição jovem e dinâmica que se empenha em passar conhecimento dentro e fora da sala de aula: Academias Siemens, CISCO,IBM e Oracle; Top 5 no país em patentes e registos; Grande ecossistema de investigação e inovação; 3 incubadoras de empresas, 1 parque tecnológico e 18 centros de investigação. #3 Politécnico de Leiria, Ensino de Qualidade Uma instituição que se preocupa em fazer melhor e, por isso, tem um compromisso com a qualidade: Diploma reconhecido em todos os países europeus; Diversidade de cursos; Professores altamente qualificados; Parcerias com empresas e associações conceituadas; Oferta formativa em Português e Inglês #4 Politécnico de Leiria e suas instalações Para proporcionar a melhor experiencia de viver e estudar o Politécnico de Leiria oferece: Bibliotecas, cantinas, bares e centros de estudo em todas as escolas; Mais de 130 laboratórios equipados com tecnologia de última geração; 8 Residências para estudantes; WI-FI grátis nas escolas, residências e espaços do Politécnico de Leiria. #5 Politécnico de Leiria, Serviços e Apoios Enquanto estuda, também queremos que você se integre, se divirta e aproveite o melhor da cidade e da nossa instituição. Serviços médicos e de apoio psicopedagógico; Acesso à cultura, exposições, espetáculos e conferências; Possibilidade de praticar desporto, música e teatro. #6 Politécnico de Leiria, Comunidade Global No Politécnico de Leiria incentiva-se o encontro de culturas e afirma-se como uma instituição multicultural. Alunos internacionais oriundos de mais de 60 países; Mais de 350 protocolos de intercâmbio com instituições estrangeiras conveniadas; Possibilidade de aprender um 2º idioma. [-]


Universidade do Minho - Escola de Ciências da Saúde

Mestrado Doutorado Portugal Braga October 2018

A Escola de Ciências da Saúde é uma unidade orgânica recente da Universidade do Minho, criada para assegurar o ensino graduado, o ensino pós-graduado, a investigação e outros serviços especializados no âmbito das Ciências da Saúde. Fundada em 2000, a Escola de Ciências da Saúde (ECS) visa formar médicos e outros profissionais de saúde ao longo da vida. A ECS oferece um currículo de medicina, com um design de currículo inovador. Este currículo abrange os principais tópico… [+] s em Medicina e segue uma perspetiva bio-psico-social integrada, de acordo com as recomendações da maioria das comissões Nacionais e Internacionais de educação médica. A Escola também garante educação de pós-graduação e de formação nas áreas das Ciências da Saúde e Medicina, bem como, um programa de cursos avançados, tendo em conta a formação ao longo da vida, mas também permitindo a acumulação de créditos para a obtenção de um grau formal. Para cumprir a sua missão, a ECS tem um corpo docente altamente qualificado e motivado, constituído por cerca de 80 membros, dos quais 50% são doutores e 70% são médicos, os quais são investigadores no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde - ICVS). A ECS integra um instituto de investigação (ICVS) que engloba 3 principais domínios de investigação (Neurociências, Ciências Cirúrgicas e Microbiologia e Infeção) com mais de 200 investigadores, que já publicou cerca de 1000 artigos em revistas e jornais internacionais de fator de impacto relevante, desde 2003 (ano em que foi criado). O ICVS está associado a um parceiro estratégico, o Grupo de Investigação 3B’S - Biomateriais, Materiais Biodegradáveis ​​e Biomimética (3B’S). O Laboratório Associado ICVS/3B’S (LA) centra as suas atividades em Ciências da Saúde, nomeadamente em Biomedicina e Ciências Clínicas, em Ciências Biomédicas & Engenharia/Ciência dos Materiais e Engenharia (Biomateriais). Esta interface Ciências da Saúde/Tecnologia tem como objetivo gerar valor através do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, resultantes da investigação internacional altamente competitiva. Essa parceria resultou em várias empresas spin-off de desenvolvimento de dispositivos médicos e cirúrgicos e soluções de software. Em 2012, estabeleceu-se uma parceria do ICVS/3B com o Hospital de Braga com o Centro Clínico Acadêmico (2CA-Braga), uma organização sem fins lucrativos com foco na investigação, cuidados clínicos, educação e formação. O 2CA-Braga oferece uma gama completa de serviços de investigação clínica, com uma infra-estrutura de amplo espectro e com total apoio técnico a projetos de investigação, ensaios clínicos e estudos de validação de dispositivos médicos. Neste momento, o 2CA-Braga é responsável por 40% de todos os ensaios clínicos realizados em Portugal. [-]


Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Saúde (ESSV)

Bacharel Mestrado Portugal Viseu October 2018

A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) é uma Instituição de Ensino Superior Público integrada no Instituto Politécnico de Viseu, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira, científica e pedagógica e a sua organização e gestão rege-se pela Lei n.º 54/90, de 05 de Setembro, com algumas especificidades decorrentes do Decreto-Lei n.º 205/95, de 08 de Agosto. A ESSV, criada pela Portaria nº 216/2005 de 24 de Fevereiro, é herdeira da antiga Escol… [+] a de Enfermagem de Viseu criada em 1971 pela Portaria n.º 228/71 de 01 de Maio, reconvertida em Escola Superior de Enfermagem de Viseu pela Portaria n.º 821/89, de 15 de Setembro após a integração do ensino de enfermagem no sistema educativo nacional ao nível do ensino superior politécnico, como resultado da publicação do Decreto-Lei n.º 480/88, de 23 de Dezembro.A Escola rege-se pelos Estatutos aprovados pelo Despacho Normativo n.º 52/99, que contemplava a tutela conjunta dos Ministérios da Educação e da Saúde, publicado em Diário da República, I Série - B, n.º 257, de 04 de Novembro de 1999. Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/98, de 04 de Dezembro e da Lei n.º 26/2000, de 23 de Agosto, a Escola transitou para a tutela exclusiva do Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Face às alterações do seu enquadramento legal, os Estatutos encontram-se em fase de reformulação. A Escola iniciou a sua actividade em Outubro de 1974 com o Curso de Enfermagem Geral, que funcionou até 1992. Em Abril de 1990 iniciou o Curso Superior de Enfermagem - conferindo o grau de bacharel - aprovado pela Portaria n.º 299/90, de 12 de Abril, mais tarde alterado pela Portaria n.º 357/95, de 24 de Abril. Em Março de 1996, com os Cursos de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, aprovados pelas Portaria n.º 1137/95 de 15 de Setembro e Portaria n.º 1126/95 de 14 de Setembro, respectivamente, passou a conferir o grau de licenciado. Em Outubro de 1997 iniciou o CESE em Saúde Comunitária e em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, aprovados pela Portaria n.º 544/97 e Portaria n.º 545/97, de 23 de Julho.Posteriormente, com a publicação do Decreto-Lei n.º 353/99, de 03 de Setembro foram fixadas as regras gerais do ensino de enfermagem no âmbito do ensino superior politécnico: formação geral em enfermagem através de Cursos de Licenciatura unietápica com a duração de 4 anos e formação especializada através de cursos de especialização de pós-licenciatura não conferentes de grau. O mesmo diploma aprovou também duas medidas de transição: O Ano Complementar de Formação para os estudantes que frequentavam à data o curso de bacharelato em enfermagem, aos quais permitiu alcançar a Licenciatura, e criou o Curso de Complemento de Formação o qual permitiu aos enfermeiros com o grau de bacharel o acesso ao grau de licenciado.O Curso de Licenciatura em Enfermagem e o Ano Complementar de Formação foram criados pela Portaria n.º 729/2000, de 05 de Outubro; o Curso de Complemento de Formação foi criado pela Portaria n.º 98/2000, de 22 de Fevereiro. Na ESSV o ano lectivo 2005-2006 foi decisivo para a implementação dos objectivos e da filosofia do Processo de Bolonha. Neste ano, foi reorganizado o plano de Curso de Licenciatura em Enfermagem e elaborado um plano de adequação, tendo por base o Decreto-Lei nº 42/2005 de 22 de Fevereiro, o Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei nº 107/2008 de 25 de Junho e o Despacho nº 7287-B/2006 (2ª Série). Assim, nos termos dos artigos 63º e 64º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março e através do Despacho nº 16043/2006 (2ª série), de 30 de Junho, do Director Geral do Ensino Superior, publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 147, de 1 de Agosto de 2006, foi registado com o número R/B-AD-761/2006, a adequação do Curso de Enfermagem ministrado pela Escola Superior de Saúde de Viseu, ao ciclo de estudos adequado ao processo de Bolonha. O Plano de Equivalências ao processo de transição, foi aprovado em reunião de Conselho Científico a 18 de Julho de 2007.Para além destes cursos, a Escola tem realizado cursos de pós graduação, não conferentes de grau académico. [-]


Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária (ESAV)

Bacharel Mestrado Portugal Viseu October 2018

A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), criada oficialmente em 19 de Dezembro de 1994 (DL n.º 304/94), é uma das unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu, integrando-se na rede de ensino superior público português, ao nível do ensino politécnico. Assim deu-se continuidade à tradição, pois a Cidade de Viseu teve o privilégio de ser pioneira no Ensino Agrícola em Portugal através da criação da Escola Prática de Agricultura de Viseu, por Decreto de 16 de Dezembro… [+] de 1852. A ESAV pretende transmitir e divulgar o conhecimento, com vista à formação de estudantes com elevado nível de competências nas áreas das ciências agrárias, alimentares e veterinárias; promover a investigação aplicada e sua divulgação, o intercâmbio cultural, científico e tecnológico com instituições congéneres, nacionais e internacionais e o relacionamento com o tecido empresarial, de forma a contribuir para o desenvolvimento da região e do país. Assim, os objectivos da ESAV assentam em três vertentes: Ensino de qualidade, através da transmissão de conhecimentos técnico-científicos constantemente actualizados e precisos, centrados na utilização de tecnologias fundamentais para a formação de estudantes nos domínios das produções agrícola e zootécnica, ecologia e paisagismo, florestal, biossistemas, indústrias alimentares e ainda da enfermagem veterinária. Construção de elos de ligação com a comunidade, através de apoio técnico-científico, projectos, prestação de serviços, consultoria a empresas, organizações institucionais tanto a nível regional, nacional como internacional. Deste modo, podendo dar informações, transmitindo conhecimentos, mobilizando apoios e vontades, factos sem dúvida fundamentais para a integração da Escola no meio. A qualidade do ensino que ministramos, estimulada pelo sucesso da aplicação dos princípios da Declaração de Bolonha, demonstra bem esta realidade. Desenvolvimento de actividades de investigação, experimentação e divulgação de conhecimentos nos domínios das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, permitindo o avanço dos sectores de produção respectivos. Estas actividades são dinamizadas pelo corpo docente cada vez mais qualificado, estando permanentemente empenhado em contribuir para o sucesso educativo dos estudantes, sendo evidência desse facto a elevada percentagem de doutores. A ESAV localiza-se numa zona nobre da cidade de Viseu, na Quinta da Alagoa, com cerca de 23 hectares. Possuindo inúmeras culturas, destacando-se a vinha, o pomar e o olival. Contando ainda com estruturas de produção pecuária de ovinos, caprinos, bovinos, aves e coelhos, bem como um Centro de Enfermagem Veterinária e laboratórios, com tecnologias que permitem aquisição de competências em vários domínios técnico-científicos. Visando uma formação vocacionada para uma plena inserção na vida activa dos seus estudantes, a ESAV dispõe de um corpo de funcionários, docentes e não docentes, qualificado e motivado. Contribuem igualmente para o sucesso da ESAV os seus estudantes que com a sua vontade, disponibilidade e capacidade de trabalho permitem uma excelente colaboração na transmissão e aquisição de competências. [-]


Universidade do Minho - Escola Superior de Enfermagem

Bacharel Cursos Certificado Mestrado em Ciências Portugal Braga September 2016 +1 mais

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (ESE-UMinho) é uma unidade orgânica de ensino e investigação-UOEI de natureza politécnica que assegura o ensino graduado, pós-graduado, investigação e outros serviços especializados no âmbito da Enfermagem. É uma estrutura com órgãos e pessoal próprios através da qual a Universidade faz a afirmação da sua missão, na área do conhecimento da Enfermagem e domínios afins, com especial ênfase nas dimensões do ensino e da invest… [+] igação. Congrega recursos humanos e materiais adequados ao desenvolvimento das suas atividades pedagógicas, científicas e técnicas no âmbito de projetos autónomos ou em parceria com outras unidades, que se enquadrem na missão e objetivos da Universidade. Constitui uma referência nacional e internacional no Ensino da Enfermagem, tendo recebido o Prémio de Honra à Excelência Educativa em 2006, atribuído pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa. O ensino carateriza-se pelo rigor e pela exigência, sendo um ensino de proximidade, tutorado em permanência. Investir numa formação sólida de base que promova o desenvolvimento científico, técnico, cultural, pessoal e ético dos estudantes tem sido uma preocupação constante a par de um forte investimento na aposta da formação pós-graduada em Enfermagem. A Escola Superior de Enfermagem é membro da ALADEFE (Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermeria A.C.) desde setembro de 2012. A Escola Superior de Enfermagem recebeu em agosto de 2013, no México, o Prêmio Sapientiæ a Excelência Educativa, outorgado pela Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), obtendo, mais uma vez, reconhecimento internacional pela demonstração e pelos interesses contínuos em brindar uma formação de qualidade em benefício da comunidade a que pertence. A Professora Maria Isabel Gomes Lage, atual Presidente da Escola Superior de Enfermagem, foi também galardoada, no âmbito do I CLIEEC, uma medalha condecorativa e respetivo diploma de Destaque na Gestão da Qualidade Educativa, que vem a ser “o justo merecimento à sua tenacidade profissional manifestada na direção de sua instituição acadêmica, por sua intencionalidade de estabelecer alianças profissionais e institucionais canalizadas a fortalecer o conhecimento e a experiência educativa; por sua sensatez no ato de coordenar a equipe administrativa e acadêmica de sua instituição e por sua valiosa participação nos diversos cursos e capacitações a nível internacional”, afirma o Dr. Ubaldo Meza Ricardo, Presidente da ODAEE. Recebeu ainda a medalha “El Flechador del Sol”, outorgada pela Universidad de Cuautitlán Izcalli e pela Organização das Américas para a Excelência Educativa, que representa o reconhecimento às ações que beneficiam significativamente o sistema educativo das nações, em virtude de sua destacada trajetória académica. A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho recebeu também, no dia 5 de dezembro de 2012, a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Braga, em reconhecimento do seu prestígio institucional. Em termos de oferta formativa, a ESE-UMinho possui a Licenciatura em Enfermagem, Mestrados em Enfermagem e em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica, Cursos de Pós-Graduação, Cursos de Pós-Licenciatura e Cursos de Curta Duração. missão e objetivos A Escola tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento no âmbito da Enfermagem e domínios afins assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade. O cumprimento da missão é realizado num quadro de referência internacional, com base na centralidade da investigação e da sua estreita articulação com o ensino, mediante a prossecução dos seguintes objetivos: a) A formação humana ao mais alto nível, nas suas dimensões ética, cultural, científica, estética e técnica, através de uma oferta educativa diversificada, da criação de um ambiente educativo adequado, da valorização da atividade dos seus docentes, investigadores e pessoal não docente e não investigador, e da educação pessoal, social, intelectual e profissional dos seus estudantes, contribuindo para a formação ao longo da vida e para o exercício de uma cidadania ativa e responsável; b) A realização de investigação e a participação com instituições e em eventos científicos, privilegiando a busca permanente da excelência, a criatividade como fonte de propostas e soluções inovadoras e diferenciadoras, bem como a procura de respostas aos grandes desafios da sociedade; c) A transferência, o intercâmbio e a valorização dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos, através do desenvolvimento de soluções aplicacionais, da prestação de serviços à comunidade, da realização de acções de formação contínua e do apoio ao desenvolvimento, numa base de valorização recíproca e de promoção do empreendedorismo; d) A promoção de actividades que possibilitem o acesso e a fruição de bens culturais por todas as pessoas e grupos, internos e externos à Escola; e) O intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições e organismos nacionais e estrangeiros, através da mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente e não investigador, do desenvolvimento de programas educacionais e da investigação com base em parcerias, da contribuição para a cooperação internacional, com especial destaque para os países europeus e de língua oficial portuguesa, e da construção de um ambiente multilinguístico na Escola; f) A interacção com a sociedade, através de contribuições para a compreensão pública da cultura, da análise e da apresentação de soluções para os principais problemas do quotidiano, e de parcerias para o desenvolvimento social e económico, nos contextos regional, nacional ou internacional; g) A contribuição para o desenvolvimento social e económico da região em que se insere e para o conhecimento, defesa e divulgação do seu património natural e cultural; h) A contribuição para a promoção da sua sustentabilidade institucional e da sua competitividade no espaço global; i) A promoção do associativismo académico e, no quadro legal em vigor, o reconhecimento da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem, doravante designada abreviadamente por Associação, que se rege por estatutos e regulamentos próprios, como organização que tem por missão representar os estudantes da Escola; j) A colaboração com a Associação nos termos determinados pela legislação aplicável, nomeadamente, proporcionando condições para a afirmação da actividade associativa; k) O acompanhamento dos ex -alunos através da criação de um observatório que dê continuidade ao intercâmbio científico e cultural e cooperação a diferentes níveis. 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Universidade do Minho - Escola de Ciências

Bacharel Mestrado Doutorado Portugal Braga September 2016

A Escola de Ciências da Universidade do Minho foi criada em 1975, sendo uma Escola de referência no ensino e investigação nas diferentes áreas das Ciências Exactas e Naturais. Integra cinco Departamentos (Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Aplicações e Química) e conta com um corpo docente constituído por 191 membros, dos quais 184 são doutorados, dando resposta a uma estratégia de formação de recursos humanos altamente qualificados. A sua população estuda… [+] ntil é de cerca de 1200 alunos, distribuídos pelas doze licenciaturas ministradas, e ainda cerca de 436 estudantes de Mestrado e Doutoramento. A Escola é também responsável pelo ensino de disciplinas de ciências básicas noutras licenciaturas da Universidade do Minho, envolvendo cerca de 930 alunos. A Escola de Ciências está implantada nos dois campi universitários. No campus de Gualtar, em Braga, localizam-se a administração central, assim como os Departamentos de Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Aplicações, Química e as correspondentes áreas de investigação, organizadas em Centros de Investigação. No campus de Azurém, em Guimarães, localizam-se também instalações dos Departamentos de Matemática e Aplicações, Química e Física, e as respectivas áreas de ensino e investigação. Os Departamentos da Escola de Ciências dispõem de infra-estruturas laboratoriais de qualidade, bem equipadas, que garantem um bom nível de formação dos estudantes e condições para o desenvolvimento da investigação. Através dos seus Departamentos e Centros de Investigação, a Escola promove ainda diversas actividades de extensão universitária, nomeadamente acções de formação, apoio técnico, prestação de serviços especializados e acções de divulgação da ciência e tecnologia. Estrutura Organizativa A Escola de Ciências é uma unidade orgânica de ensino e investigação da Universidade do Minho, que goza de autonomia científica, pedagógica, cultural e administrativa. Em termos de estrutura organizativa, a Escola é constituída pelos seguintes órgãos: Órgãos de Governo: Conselho de Escola Presidente Conselho Científico Conselho Pedagógico Conselho de Gestão Órgão de Consulta: Conselho Consultivo Aos órgãos de governo compete dirigir a Escola na sua actividade científica, pedagógica e de interacção com a sociedade, bem como assegurar o planeamento e a gestão administrativa e financeira da Escola Compete ao conselho consultivo pronunciar-se sobre matérias de carácter pedagógico, científico ou de interacção com a sociedade que lhe sejam colocadas pelos órgãos de governo da Escola A Escola estrutura-se em subunidades orgânicas, que correspondem aos departamentos e centros de investigação: Departamentos: Departamento de Biologia Departamento de Ciências da Terra Departamento de Física Departamento de Matemática e Aplicações Departamento de Química Centros de Investigação: Centro de Biologia Molecular e Ambiental Centro de Ciências da Terra Centro de Física Centro de Investigação Geológica, Ordenamento e Valorização de Recursos Centro de Matemática Centro de Química Os departamentos são subunidades orgânicas permanentes de criação e transmissão do conhecimento no domínio de uma disciplina, de um grupo de disciplinas ou de grupos afins de disciplinas, constituindo, como tal, a célula base de organização científico-pedagógica e de gestão de recursos num domínio consolidado do saber. Os departamentos congregam recursos humanos e materiais associados ao ensino graduado e pós-graduado, de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico e à divulgação da cultura, nos domínios que lhes são próprios, partilhando os recursos com os centros de investigação associados e com outras subunidades orgânicas com quem estabelecem projectos conjuntos. A actividade científica e de desenvolvimento tecnológico, no âmbito da Escola, é realizada em centros de investigação. Os centros promovem e desenvolvem projectos de investigação, reunindo actividades de natureza científica ou científico-tecnológica, que visam objectivos bem definidos, de duração limitada e de execução programada no tempo. [-]


Universidade do Minho - Escola de Engenharia

Doutorado Portugal Guimarães Braga September 2016

A Escola de Engenharia desenvolve atividades em áreas tradicionais de Engenharia, assim como em áreas emergentes e únicas a nível nacional, com uma forte componente de investigação, excelência dos seus projetos de ensino, internacionalização e interação com a sociedade, apoiada por um corpo de mais de 300 docentes, todos doutorados, cerca de 400 investigadores integrados e um corpo de mais de 90 técnicos e administrativos. Ao nível da investigação, salienta-se a relevância d… [+] os seus 11 Centros de Investigação, 70% classificados com Muito Bom ou Excelente, com reconhecimento a nível internacional, através de vários prémios atribuídos aos seus docentes e investigadores, assim como importantes parcerias de investigação com instituições universitárias nacionais e internacionais. Destaca-se a colaboração com o MIT, a Carnegie Mellon University e a University of Texas at Austin, ao abrigo dos Programas Portugal_MIT e Portugal_CMU/AT. Os projetos de ensino têm uma procura muito elevada a nível nacional e internacional através de programas de Mobilidade Internacional, nomeadamente Erasmus Mundus, com cerca de 6.000 alunos dos diferentes ciclos de estudo, dos quais cerca de 700 do 3º ciclo. Esta é uma Escola para a Sociedade, onde a relevância da sua atividade é patente através de numerosas parcerias com o tecido empresarial nacional e internacional. [-]


Universidade de Ciências Aplicadas de Castelo Branco

BSc Portugal Castelo Branco October 2018

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma instituição pública de ensino superior, cuja cultura institucional se caracteriza pela riqueza proveniente da diversidade e singularidade próprias de cada uma das seis escolas que o constituem, Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia. O desenvolvimento do IPCB, que assenta em pilares claramente identificados no seu plano estratégico, caracteriza-se pela exigência de elevados níveis de qualidade,… [+] internacionalmente reconhecidos. Para além de adotar as normas da European Association for Quality Assurance for Higher Education (ENQA) e as recomendações da European University Association (EUA), o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem o seu Sistema de Gestão de Qualidade certificado pela norma ISO 9001:2008. Apesar dos resultados alcançados, importa que esses níveis de exigência sejam reforçados e visíveis nas várias vertentes da missão da Instituição, porque esse é o único caminho para a consolidação do IPCB, desafio que põe à prova cada um de nós individualmente e toda a comunidade académica coletivamente: docentes, estudantes, não docentes e agentes externos. A disponibilização de um leque alargado de ofertas formativas, ao nível graduado e pós-graduado, a forte ligação ao mundo empresarial, educativo, social e cultural, a estreita articulação com o mercado do trabalho, a transferência de conhecimento e tecnologia e a estratégia de internacionalização, são apostas que garantem aos nossos diplomados uma formação integral, através da aquisição e desenvolvimento de competências científicas e técnicas, linguísticas, relacionais e culturais, preparando-os assim para responderem de forma competitiva às solicitações de um mercado de trabalho sem fronteiras, mas proporcionando-lhes também condições para poderem vir a desenvolver a sua própria atividade, através de incentivos à criatividade e ao empreendedorismo. A disponibilização de programas de aprendizagem ao longo da vida permite, ainda, aos que já são possuidores de formação superior ou que já estão inseridos no mercado de trabalho, a adaptação necessária aos novos desafios e às novas exigências. Conhecemos a dimensão dos desafios e temos consciência plena do papel e da responsabilidade do IPCB no futuro do país e no desenvolvimento da região. Mas assumimos essa condição e o compromisso de liderar este projeto ao serviço do conhecimento e das pessoas. Sejam bem-vindos ao Instituto Politécnico de Castelo Branco! [-]


Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão

Mestrado Portugal Braga September 2016

Escola de Economia e Gestão - EEG A EEG oferece 8 cursos de licenciatura, 4 dos quais em regime pós-laboral, 18 cursos de mestrado e 6 cursos de doutoramento, 3 dos quais em colaboração com outras universidades. O número total de alunos é 2430, dos quais 1351 são alunos de licenciatura, 918 de mestrado e 161 de doutoramento. 20% dos alunos de licenciatura participam em programas de mobilidade internacional. 70 alunos estrangeiros frequentam as nossas licenciaturas, que of… [+] erecem 30 unidades curriculares lecionadas em língua inglesa. A EEG tem 27 cursos de formação especializada criados e 4 cursos de Alta Direção para a Administração Pública. A EEG tem 8 subunidades: 3 departamentos e 5 centros de investigação. 3 desses centros obtiveram classificação máxima de Excelente atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Nos nossos domínios científicos, no resto do país, apenas existem mais cinco centros de investigação com a mesma avaliação. O número total de docentes é de 124, sendo que 86 são de carreira -- 76 dos quais doutorados -- e 38 convidados. Os investigadores integrados nos 5 centros são 102, dos quais, 44 pertencem a outras instituições. A maioria dos nossos investigadores são doutorados em universidades europeias e norte-americanas tão diversas como as Universidades de Oxford, Warwick, Lancaster, Essex, Manchester, Nottingham, Cornell, Estocolmo, London School of Economics, Instituto de Tinbergen ou Instituto Universitário Europeu. Programas de Doutoramento No ano letivo de 2012/2013, a Escola de Economia e Gestão oferece 6 cursos de doutoramento: Ciências da Administração, Ciências Empresariais, Ciência Política e Relações Internacionais, Contabilidade, Economia e Marketing e Estratégia. 
A oferta de cursos de Doutoramento da EEG reflete as suas competências científicas. A aposta na formação do seu corpo docente em universidades europeias e norte-americanas tão diversas como Oxford University, University of Warwick, Lancaster University, University of Essex, Cornell University, Stockholm School of Economics, London School of Economics, Tinbergen Institute ou Instituto Europeu de Florença posicionou a EEG num lugar cimeiro na investigação em Portugal, com 3 centros de investigação com a classificação máxima de Excelente. Assim, a prossecução de um doutoramento na EEG é a garantia de obtenção de um grau de elevado reconhecimento nacional e internacional. 
Em três dos doutoramentos, a EEG colabora com outras universidades portuguesas. O doutoramento em Economia resulta de uma parceria com a Universidade de Coimbra; o doutoramento em Contabilidade com a Universidade de Aveiro e o doutoramento em Marketing e Estratégia, com as Universidades de Aveiro e da Beira Interior. [-]


AESE Escola de Direccao e Negocios

Cursos Portugal Lisboa Porto October 2018

A AESE - Escola de Direcção e Negócios, a 1ª Escola de Negócios em Portugal, é uma iniciativa da Associação de Estudos Superiores de Empresa, constituída a 3 de Outubro de 1980, por 23 sócios fundadores*. Missão A AESE é instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, que se propõe dar formação específica em direcção e gestão de empresas, segundo uma perspectiva cristã do homem e da sociedade. Visão A AESE visa (trans)formar os dirigentes de empresas portuguesas… [+] , desenvolvendo os seus conhecimentos em gestão e aperfeiçoando a capacidade de tomada de decisões capazes de gerar mudança. Parceria A AESE conta com a colaboração científica permanente do IESE (Universidade de Navarra), uma das mais antigas Business School da Europa (1958) e uma das primeiras do ranking mundial. Formação integral A AESE promove uma aprendizagem integrada, tendo em conta o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os alunos. O enfoque dado ao ser humano, colocando-o no centro da dinâmica empresarial, reflecte a convicção de que o objectivo dos empresários e dirigentes deve ser o de servir as pessoas e a sociedade. A AESE tem muito gosto em receber a sua visita e mostrar como o pode ajudar a alcançar os seus objectivos profissionais e pessoais. 29 anos a formar Líderes Desde 1980, a AESE realizou: * 33 edições do PADE, Programas de Alta Direcção de Empresas, em Lisboa *9 edições do PADIS, Programas de Alta Direcção para Instituições de Saúde, em Lisboa e no Porto * 38 edições do PDE, Programas de Direcção de Empresas, em Lisboa e no Porto *6 edições do Executive MBA AESE/IESE, em Lisboa *Vários Seminários *Vários Sessões de Continuidade [-]